RESUMO SEJA PROATIVO

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2014
-451485-2787653710940-193040
FACULDADE COMUNITÁRIA DE JOÃO MONLEVADE
INSTITUTO ENSINAR BRASIL – REDE DOCTUM DE ENSINO
ENGENHARIA CIVIL 1°
DISCIPLINA INTEGRADORA I
RESUMO
SEJA PROATIVO
ELABORAÇÃO:PROFESSOR:Rodrigo Francisco de Resende Ribeiro
JOÃO MONLEVADE
Outubro/2014Princípios da Visão Pessoal
A auto consciência permite que guardemos uma certa distância e examinemos até mesmo o modo como “vemos” a nos mesmos – nosso paradigma pessoal, o paradigma mais fundamental da eficácia. Ela afeta não somente nossas atitudes e comportamento, mas também ojeito como vemos as outras pessoas. Ele se torna nosso mapa da natureza básica da humanidade.
O ESPELHO SOCIAL
Se a única visão que possuímos de nós vem do espelho social – do paradigma social em vigor das opiniões, imagem e paradigmas das pessoas a nossa volta -, nossa noção de personalidade equivale ao que se vê em uma sala de espelhos mágicos de parque de diversões.
“Você chega sempreatrasado”.
“Porque não consegue nunca manter as coisas em ordem?”
“Você deve ser um artista”.
“Você come como um cavalo”.
“Não acredito que você tenha vencido!”
“Mas isso é tão simples como você não entende?”
Estas visões são fragmentadas e desproporcionais. São, em geral, mais projeções do que reflexões, pois projetam as preocupações e falhas do caráter das pessoas que dão palpites sobre nós, semsaber realmente como somos.
O paradigma atualmente aceito diz que nosso condicionamento e nossa condição determinam amplamente o que somos.
Atualmente, existem três mapas sociais – três teorias do determinismo amplamente aceitas:
O determinismo genético diz que a culpa é seus avós. Por causa deles, você é tão mal-humorado, está no DNA. Ainda pro cima , você é irlandês e os irlandeses são assimpor natureza.
O determinismo psíquico diz que a culpa é de seus pais. Sua educação e as experiências na infância deram forma e tendência a sua personalidade.
O determinismo ambiental diz basicamente que a culpa é dos eu chefe – ou de sua mulher, do filho adolescente respondão, da situação econômica ou da política internacional.
ERTRE O ESTÍMULO E A RESPOSTA
Frankl postulava que os eventos dainfância de uma pessoa, moldavam seu caráter e personalidade, passando basicamente a governar a vida dela.
Frankl era também psiquiatra e judeu. Ele viveu com prisioneiro nos campos de extermínio da Alemanha nazista, sofreu torturas e humilhações indescritíveis.
Um dia, ele começou a tomar consciência de que mais tarde chamou de “a ultima das liberdades humanas” – a liberdade que seus carrascosnazistas não podiam tirar dele. Ela podia decidir dentro e si, como aquilo tudo iria afeta-lo. Entre o o que acontecia com ele ou o estimulo, e a sua reação, estava a liberdade de escolher qual seria a sua resposta.
No meio das circunstâncias mais degradantes, Frank usou o dom humano da autoconsciência. Entre o estimulo e a resposta encontra-se a liberdade da escolha do ser humano.
Nem mesmo osanimais mais inteligentes possuem estes dons. Eles podem ate ser treinados para serem responsáveis, mas não podem ter a responsabilidade de treinar, não são capazes de interferir.
Entretanto, se vivermos como animais, apenas com os instintos e condicionamentos, desvinculando da memória também seremos limitados.
DEFININDO A “PROATIVIDADE”
Ao descobrir o principio básico da natureza humana,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seja Proativo
  • Proativo
  • Resumo
  • como ser proativo e comprometido
  • Auto escalonamento proativo de banco de dados em nuvem
  • PIPS: Um sistema proativo de prevenção contra intrusões
  • RESUMO DO RESUMO
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!