resumo santo agostinho

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Pensamento Político em Santo Agostinho
De acordo com Wolkmer sobre o pensamento agostiniano, “O mais destacado pensador cristão da Patrística e de toda a primeira fase da Idade Média foi SantoAgostinho. Sua obra reproduz uma síntese admirável da cultura clássica antiga como legado judaico-cristão, (...) recebeu influências do Neoplatonismo, do ceticismo e do maniqueísmo (...). Suas principaisideias tornaram repositório inesgotável que serviu de orientação filosófica e espiritual para todo o pensamento cristão, quer entre pensadores católicos, quer entre outros protestantes."
“(...)procura defender o cristianismo da acusação feita pelos pagãos e ter sido responsável, ao abandonar a proteção dos deuses antigos pela tomada e saque de Roma (410), feita por Alarico. Santo Agostinhoargumenta que a fragilidade q a desgraça do Império Romano frente aos godos se devia muito mais à dissolução dos costumes e ao culto do politeísmo.”
“A história humana tem percorrido um eterno dualismoentre a cidade de Deus, fundada por Abel e integrada por entes libertos do pecado, em peregrinação ao céu (...), e a cidade terrena, formada por homens descendentes de Caim, marcados pelo pecado, quenão vivem na fé, comungam com os valores e exigências do mundo pagão. (...) As duas cidades existem, lado a lado, e a continuarão até o final dos tempos quando então a cidade de Deus subsistirá paraconstituir a eternidade dos santos.”; “(...) Misticamente, damos aos dois grupos o nome de cidades, que é o mesmo que dizer sociedades de homens. Uma delas está predestinada a reinar eternamente com Deus;a outra, a sofrer suplício com o diabo.”; “Em outra passagem, Agostinho descreve as duas modalidades de amor que edificam as cidades.”
“(...) sua obra oferece ricos subsídios para a interpretaçãosobre as relações entre estado e igreja, os fundamentos da lei natural e da lei positiva, a questão da legitimidade do poder dos governantes, a formulação cristã da ideia de justiça e a discussão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santo agostinho
  • resumo do livro Santo Agostinho
  • Santo agostinho
  • Santo agostinho
  • Resumo da vida e obra de santo agostinho
  • Resumo Santo Agostinho preocupação com o estado
  • Resumo Santo Agostinho Livre arbítrio
  • Resumo: santo agostinho e são tomás de aquino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!