Resumo_SAMARA, Eni Mesquita de. A história da família no Brasil. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.9, n.17, p.7-32, set/88.

474 palavras 2 páginas
SAMARA, Eni Mesquita de. A história da família no Brasil. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.9, n.17, p.7-32, set/88.

1. História da família: a historiografia nas últimas décadas têm valorizado uma história social da mulher e da família. Maior interesse por temas considerados antes como sem importância.
2. A maior diversidade por temáticas incorporou novos campos de reflexão. A mulher e a família ganham espaço nas novas interpretações.
3. Significativo volume de produções, avanços, realizações e perspectivas da área.
4. O conjunto de trabalhos já realizados permite-nos falar em uma História Da Família No Brasil.
5. A família na historiografia brasileira: incorporada definitivamente historiografia nos anos 80 .
6. Estudada anteriormente especialmente por antropólogos e sociólogos. Contribuição dos historiadores limitada.
7. Trabalhos pioneiros: Gilberto Freyre: traça o perfil da família patriarcal brasileira. Oliveira Viana: família sensorial e os clãs parentais. Luiz Aguiar Costa Pinto: disputas familiares. Alcântara Machado: recuperou as famílias, morada, e fortuna dos bandeirantes paulistas.
8. Décadas de 1950: estudos sobre a organização e estrutura da família brasileira, o casamento e o divórcio .
9. Década de 1960: ênfase na questão do poder e das parentelas.
10. Década de 1970: retomada decisiva da família. Começam a aparecer pesquisas empíricas sobre o assunto. Intuito de rever as questões antes colocadas buscando novas perspectivas de entendimento da sociedade Brasileira.
11. História da família: vinculada à demografia histórica.
12. Com o impulso da história social, a família adquiriu um papel fundamental. Foram ampliados os estudos nessa área. Riqueza e o ineditismo das fontes primárias associado à pluralidade de assuntos (mulher, criança, sexualidade, educação, etc) colocaram definitivamente a história da família no Brasil na década de 80.
13. Publicações nacionais seguem as principais tendências realizadas na Europa,

Relacionados