resumo: “SAÚDE E AMBIENTE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA” Maria Cecília de Souza Minayo

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013

“SAÚDE E AMBIENTE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA”
Maria Cecília de Souza Minayo


RESUMO: O termo ambiente remete a relação entre o ser humano e a natureza, essa relação vem sendo estudada há anos devido a sua influência sob a qualidade de vida das pessoas. Os Filósofos e sábios orientais relatavam suas percepções a respeito da manifestação de enfermidades de acordo com as mudanças climáticas,fases da lua, chuvas, ventos ou outros movimentos da natureza. Já no ocidente foi o processo de industrialização e urbanização tornou visível a associação entre a qualidade meio ambiente e a saúde da comunidade, dessa forma foi possível iniciar as primeiras intervenções sanitárias que tinham por base a teoria dos miasmas. Segundo essa teoria, sustentada durante os séculos XVIII e XIX, os odores esujeiras externas deveriam ser eliminados para não provocarem doenças.
Na primeira metade do século XIX, principalmente na Alemanha, França e Inglaterra ocorreu um movimento denominado medicina social que mobilizou vários setores da sociedade( trabalhadores, médicos, políticos e sindicalistas) que buscavam melhorias na saúde pública. Nessa época pessoas como Saloman Neuma, Rudolf Virchow, JulesGuêrin e William Farr enraizaram conceitos de saúde coletiva que se perpetuam até hoje. Eles entendiam que deveria haver uma politização no conceito de saúde agregando-o a questão social, a problemática do saneamento básico e a formulação de políticas.
Do final do século XIX até o século XX o movimento teve uma forte decadência devido a Revolução Bacteriana. Durante esse período os principaiscientistas se dedicaram a bacteriologia e os sanitaristas buscavam tecnologias e organizações racionais de atividades profiláticas que erradicassem as enfermidades principalmente da população pobre e miserável. Até hoje essa ideia é perpetuada na mentalidade da maioria dos profissionais das áreas biomédicas. Os debates ambientais reiniciaram nos anos 60 e 70 com surgimento do movimento ambientalistaimpulsionado pela preocupação devido a poluição química e radioativa, além da crise do petróleo que evidenciou os limites que existem na exploração.
Para articular a saúde e ambiente e apresentar uma proposta concreta foi feita uma abordagem através de três campos que foi denominada Enfoques ecossistêmicos da saúde humana.
relaçôes entre ambiente e saúde
Do ponto de vista ambiental – O esforçode formular propostas concretas que visassem a estreitar a relação entre saúde e ambiente culminou na preparação do Rio-92. O Relatório preparatório de Brundtland apresentou conceito de desenvolvimento sustentável que atendia a necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de atender as suas futuras necessidades. A Agenda 21, criada partir da Rio-92, objetivava criarum processo para a substituição negociada do padrão de desenvolvimento predatório, predominante no século XX. Nela foi estabelecida claramente a estreita relação entre saúde e ambiente.
Do ponto de vista da saúde coletiva – Podemos verificar a importância reunião da Organização Mundial da Saúde em Ottawa em 1986, pois sua proposta rompeu a clássica divisão que tradicionalmente vem separando saúdepública e clínica. As aceleradas mudanças no campo social, ambiental e de estilos de vida exigiram uma reflexão diferente da que ocorre no estrito âmbito médico. Ela mostrou que todos somos responsáveis (governos, profissionais e população) pelo patamar de saúde que decidimos para nós, seja de forma consciente ou inconsciente. Assim a Carta de Ottawa tirou da corporação médica o privilégio e opeso de definir e garantir sozinha a saúde coletiva.
A transformação do olhar propiciado pela Carla de Ottawa passou a demandar uma nova forma de pensar e de gerir o setor saúde. Foi pedida aos profissionais de saúde uma abordagem compreensiva dos diferentes determinantes da complexa produção dos padrões sanitários e das enfermidades. No Brasil, no mesmo ano em que ocorreu a Conferência Mundial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro o desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde, de maria cecília minayo
  • Resenha do Texto: VULNERABILIDADE À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR, de MARIA CECÍLIA DE SOUZA MINAYO
  • Resumo do artigo QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE: UM DEBATE NECESSÁRIO – MINAYO, MARIA CECÍLIA (CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA, 5 (1) : 7 –...
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: ________ (Org.) Pesquisa Social: Teoria,...
  • Fichamento: MINAYO, Maria Cecília de Souza. De Ferro e Flexíveis: marcas do estado empresário e da privatização...
  • A saúde e sua relação intrínseca com o organismo e ambiente
  • Resenha cecília minayo
  • Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!