Resumo - São Paulo (Raquel Rolnik)

Páginas: 7 (1678 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2015
Resumo: São Paulo – Raquel Rolnik
Introdução
A cidade de São Paulo, segundo Raquel Rolnik, causa impacto sobre seus visitantes por seu tamanho, seus edifícios e seu constante movimento de pessoas e objetos. A velocidade de São Paulo também está em sua “geografia construída” – a transformação espacial que sempre acontece e faz com que a paisagem da cidade sempre mude, como o espigão da Paulista,inicialmente ocupado por barões de café e capitães da indústria e agora atualizado pela contemporaneidade.
Com a transformação, surgem as contradições: às margens dos rios que antes espalhavam-se por várzeas e hoje são canais de esgoto, observam-se ocupações humildes e ruínas em contraste com belos edifícios.
Como uma cidade-mundo, São Paulo exerce influência sobre o resto do Brasil e do planeta,já que ultrapassa seus limites físicos sendo centro da atividade de diversas empresas que atuam em mercados regionais e internacionais, e possui grande quantidade de habitantes e “circulantes”.
A partir da vastidão territorial de São Paulo, nota-se a grande diversidade que a compõe: a heterogeneidade de “tribos” e suas ideias fazem com que existam cada vez mais “muros visíveis e invisíveis”, quedividem e distanciam as classes. Desta forma, a cidade é marcada por imagens contraditórias de riqueza e pobreza, ordem e desordem, etc.
Questões são levantadas por Rolnik para que o estudo da história de São Paulo nos seguintes capítulos guie o entendimento de como esta cidade tornou-se o que é e o que se tornará.

CAPÍTULO 1 - Da Vila Bandeirante à Cidade do Café
Fundada em 1554 por padresjesuítas, a Vila de São Paulo, embora sem ter muita importância para a economia do país até o século XIX, possibilitou aos bandeirantes a exploração e conquista de territórios, o que resultou na tomada de terras, escravização de índios e extração de minérios por parte dos mesmos.
A partir do século XIX, São Paulo tornou-se fundamental para o Brasil. A cafeicultura fez com que o local recebesse grandepopulação negra e estrangeira (europeia), que chegava à cidade para trabalhar nas fazendas do interior paulista. Dada a importância da localização da cidade, que estava entre as regiões mais relevantes da indústria cafeeira, foram instaladas ferrovias.
Desta forma, São Paulo e seus municípios vizinhos tiveram seu primeiro surto industrial. As indústrias têxteis e alimentícias passaram a ocupar asvárzeas por onde passavam as ferrovias e, assim, formavam-se as regiões operárias da cidade. Nos bairros que recebiam os estrangeiros – as colônias de imigrantes – ainda havia comércio, oficinas e fábricas, o que aumentava cada vez mais a necessidade de infraestrutura. Assim, houve também o primeiro surto urbanístico da cidade.
As melhorias urbanísticas passaram a ser implantadas nos espaços dacidade de maneiras diferentes: locais da elite (centro) recebiam novos projetos, alargamento de ruas, lojas, jardins públicos, etc, enquanto nos bairros populares a paisagem de vielas e cortiços se misturava à das fábricas e a infraestrutura resumia-se ao bonde.
A partir deste momento, nota-se um dos fundamentos urbanísticos de São Paulo presentes até hoje: a segregação dos espaços da elite e o dospobres - que passam a misturar-se à paisagem industrial -, embora esta segregação tenha existido anteriormente, sem relação com a paisagem, já que durante a época da escravidão a cidade possuía espaços comuns a todas as classes, porém as diferenças sociais eram claras, uma vez que os contrastes entre senhores e escravos estavam bem definidos.
Assim, são denunciadas as diferentes formas como os ricose os pobres eram tratados pelo governo. Tendo apenas a elite como interlocutora sobre a gestão municipal, as decisões tomadas por ela visavam especialmente aos seus interesses. Havia falta de planejamento para os bairros populares, enquanto os de elite recebiam o melhor tratamento. A companhia Light, apesar de muito criticada pelo proletariado, mantinha sua posição como responsável pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo livro São Paulo da Raquel Rolnik
  • Resumo Livro São Paulo
  • Resumo livro – São Paulo, Raquel Rolnik
  • São paulo, por raquel rolnik
  • Sao Paulo
  • Resenha São Paulo
  • Resenha
  • Raquel Rolnik. 3ª Ed. – São Paulo: Publifolha,

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!