RESUMO:RUMO A DIDATICA QUE FAVOREÇAM UMA REGULAÇAO INDIVIDUALIZADADAS APRENDIZAGENS.

438 palavras 2 páginas
RESUMO

Há mais de vinte anos, todos aqueles que lutam contra o fracassos escolar preocupam-se com a diferenciação da pedagogia .Nenhuma pedagogia por mais frontal e tradicional que seja é totalmente deferente ás questões , as respostas, as tentativas e os erros dos alunos.
A ideia de avaliação formativa sistematiza esse funcionamento, levando o professor a observar mas metodicamente os alunos, a compreender melhor seus funcionamento de modo ajustar de maneira mais sistemática e individualizada suas intervenções didáticas que propõe, tudo isso na expectativa de otimizar as aprendizagens.
As atividades metacognitiva do aluno, quando este toma consequência de seus erros ou de suas maneira de confrontar-se com obstáculo. Na ação humana a capacidade de fazer projetos, definir objetivos e agir em consequência deles torna a regulação menos misteriosa do que a biologia ou em física onde se trata de sistemas sem consequência portanto, sem intencional idade.
Nenhuma intervenção externa age se não for percebida, interpretada, assimilada por um sujeito. Nessa perspectiva, toda ação educativa só pode estimular o autodesenvolvimento, a aprendizagem, a auto- regulação de um sujeito modificado, seu meio, entrando em interação com ele.
Apostar na auto regulação em um sentido mais escrito, consiste aqui em reforçar as capacidades do sujeito para gerir ele próprio , seus projetos, seus pregressos, suas estratégias diante das tarefas e dos obstáculos. Para que haja auto- regulação de aprendizagem, supõe- se ser necessário ao aprendiz um motivo forte, verdadeiro desafios que o sensibilizem profundamente, um desejo de saber e uma decisão de aprender. Se a auto- regulação é , em parte, porque o individuo se encontra em situações de comunicação que colocam em confronto com seus próprios limites e que o levam no melhor dos casos, a ultrapassa-los.
A intervenção do professor como modo de regulação uma intervenção sobre a própria construção dos conhecimentos, que frequentemente

Relacionados