Resumo: relações e mercados financeiros

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2013
No texto, o autor apresenta uma visão prévia e geral das relações existentes no mercado financeiro, como este é constituído e as implicações que causam sua existência. A dinâmica do processo de crescimento econômico está fundamentalmente ligada ao mercado financeiro. A partir das relações do sistema financeiro, que permitem, pela alocação de recursos, o aumento das taxas de poupança einvestimento, surgem as relações de credito que propiciam o desenvolvimento do país através da realização de investimentos produtivos.
Para que as economias possam se desenvolver, é necessário que haja investimento, de forma que sejam criados novos equipamentos para expansão das operações das empresas, instalação de infra-estrutura, investimento na qualificação da mão-de-obra para gerar eficiência, e assimpor diante. A sociedade moderna realiza investimentos para dar lucro, diferente da sociedade primitiva que investia para permitir as famílias um nível maior de consumo a fim de satisfazer necessidades. O investidor, por sua vez, pode realizar investimentos a partir de recursos próprios ou recursos provenientes das relações financeiras entre os agentes econômicos.
Segundo Carvalho (2007, p.212):
Relações financeiras são estabelecidas sempre que um agente econômico capaz de transferir o comando sobre recursos para terceiros, contra o reconhecimento de uma obrigação (e de seu serviço) por parte do beneficiário.
O agente superavitário, ao conceder o excedente para o agente deficitário na forma de concessão de crédito, irá analisar previamente a combinação de risco, retorno, garantiasenvolvidas, prazo, entre outras, para analisar o quanto a relação será rentável e que risco pode correr. As relações financeiras são realizadas por meio da intermediação financeira de instituições a fim de evitar problemas como a informação assimétrica e reduzir os custos de transação.
A intermediação financeira é muito importante nos mercados financeiros, principalmente no que tange a questão deprestar maior conhecimento às partes envolvidas nas transações dos mercados financeiros, evitando uma distorção na negociação. Os intermediários financeiros são o elo mais eficiente de ligação entre um poupador e um tomador de empréstimo. Desta maneira os indivíduos podem realizar movimentações de recursos com maior confiança e eficiência. Essas movimentações de recursos são realizadas nosmercados financeiros.
As relações financeiras que geram o fluxo de recursos de agentes superavitários para agentes deficitários ocorrem nos mercados financeiros, onde cada qual se distingue pelos ativos, garantias, retomo e riscos envolvidos nas negociações. Esses mercados são regulados por instituições financeiras e instituições do Estado. Eles podem ser diferenciados de acordo com critérios ecaracterísticas da operação e ativos:
• Mercado de Crédito e Mercado de Título: Com referência à natureza das transações os mercados financeiros podem ser divididos em dois grupos: i) Mercado de Crédito – transações são feitas de forma individualizada, identificando-se as duas partes que realizam a operação, existindo um conhecimento e relacionamento de longo prazo entre os agentes. As obrigações são, aprincípio, não-negociáveis, seus contratos são desenhados atendendo especificidades como prazo, juros, garantias e outras disposições podendo desdobrar-se em crédito à curto prazo e crédito à longo prazo. ii) Mercado de Títulos – transações obedecem a regras mais genéricas, tornando os contratos mais padronizados e assim substitutos entre si e negociáveis (podem ser redescontados em um mercadosecundário, possuindo liquidez – conversão em dinheiro - antes de seu vencimento), seus agentes normalmente são anônimos. Pode-se desdobrar em: 1) mercado monetário – papéis de curta maturidade; 2) mercado de capitais: papéis de longa maturidade, sujeitos a risco de capital (variação em seu valor de compra e venda) – este último pode ainda dividir-se em: Títulos de Propriedade – ações – o credor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo mercado financeiro
  • Resumo Mercado Financeiro De Capitais
  • resumo de mercado financeiro
  • Resumo Mercado Financeiro
  • resumo de mercado financeiro
  • Resumo de mercado financeiro
  • Resumo Mercados Financeiros
  • Resumo mercado financeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!