Resumo - recrutamento e seleção

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
O Subsistema de Provisão de Recursos Humanos
A Provisão de Recursos Humanos
O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas de RH. Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários.
O Ambiente de Trabalho
O sistema aberto mantém contínua e constante interação com o ambienteexterno, efetuando trocas: As entradas de recursos e serviços (materiais, financeiros e humanos); e informações que ingressam no sistema que produz resultados (pesquisas de mercado e pedidos de clientes); saídas, produtos (bens/serviços); restrições impostas pelo ambiente externo (influências de órgãos governamentais).
O ambiente constitui o cenário de todas as operações de uma organização. Assis, ossegmentos do ambiente organizacional que nos interessam são o mercado de recursos humanos e o mercado de trabalho.
O Mercado de Trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Quanto maior o número de organizações em uma determinada região, tanto maior o mercado de trabalho.
O mercado de trabalhocomporta-se em termos de oferta e procura, ou seja, de um lado há disponibilidade de empregos e de outro, demanda de empregos, respectivamente.
Oferta maior do que a procura: Em que ocorre acentuada disponibilidade de emprego.
Esta situação de oferta de emprego acarreta conseqüências para as organizações e para os candidatos.
Ex: Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos para compensar aescassez de candidatos (Organizações).
Excesso de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho (candidatos).
Oferta equivalente á procura: Situação de relativo equilíbrio entre o volume de ofertas de emprego e o volume de candidatos.
Oferta menor do que a procura: Há escassez de ofertas de emprego e excesso de candidatos que se oferecem para preenchê-las.
Essa situação de procura deemprego acarreta conseqüências para as organizações e para os candidatos.
Ex: Critérios de seleção mais rígidos e rigorosos para melhor aproveitar a abundância de candidatos que se apresentam (organizações).
Os candidatos passam a concorrer entre si para conseguir as poucas vagas que surgem, seja apresentando propostas de salários mais baixos, seja candidatando-se a cargos inferiores em relaçãoas suas qualificações profissionais (candidatos).
O ambiente organizacional também pode ser focalizado sob o ponto de vista dos candidatos, isto é, o outro lado da mesma moeda: o mercado de recursos humanos.
O Mercado de Recursos Humanos: É constituído pelo conjunto de indivíduos aptos ao trabalho em determinado lugar e em determinada época. É definido pela parcela da população que temcondições de trabalhar ou já está trabalhando.
Por ser vasto e complexo, o mercado de RH pode ser segmentado por grau de especialização (médicos, advogados); ou por regiões ( Rio de Janeiro, São Paulo). Ao segmento de operários não-qualificados (sem experiência prévia e sem instrução básica) costuma-se dar o nome de mercado de mão-de-obra.
O mercado de RH funciona como um espelho do mercado de trabalho:enquanto um esta em oferta, o outro esta em procura. Em outros termos, ambos são sistemas em interação constante: a saída de um é à entrada do outro, ambos interagem reciprocamente e estão sob continua e mútua influência.
Planejamento de Recursos Humanos
O planejamento de RH representa um processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos, ou seja,antecipar a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura. Na grande maioria das empresas industriais o planejamento da chamada mão-de-obra é desenvolvido em nível operacional e no curto e no médio prazo pelo órgão responsável pelo planejamento e controle da produção. Já o planejamento da chamada mão-de-obra indireta fica a critério dos diversos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo recrutamento e seleção
  • Resumo sobre recrutamento e seleção
  • Resumo de recrutamento e seleção de pessoal
  • Recrutamento e seleção
  • Resumo de recrutamento e seleção
  • Resumo matéria recrutamento e seleção
  • Resumo sobre recrutamento e seleção
  • Resumo recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!