Resumo Racionalismo e Empirismo

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2014
O homem sentiu, desde sempre, necessidade de explicar o mundo que o rodeia. Por isso, o problema do conhecimento foi colocado logo desde o início da filosofia grega.Embora o conhecimento seja, não um estado mas sim um processo e, como tal, necessariamente relacionado com a actividade prática do homem (conhecer não é só possuir umarepresentação mental do mundo, é também actuar no mundo a partir da representação que dele temos), tradicionalmente, o conhecimento foi descrito como uma relação entre umsujeito, enquanto agente conhecedor, e um objecto, enquanto coisa conhecida.
Consequentes, de certa forma, da velha disputa entre realistas e nominalistas, dois métodos seopõem no início da era moderna: o racionalismo e o empirismo. Para o racionalismo, a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão, sem o auxílio da experiência sensível econtrolando a própria experiência sensível. Filósofos racionalistas não consideravam dados vindos das percepções por afirmarem que os resultados dependem das condições particulares dequem percebe e quem percebe está propenso a ilusões, pois, frequentemente, a imagem percebida não corresponde à realidade do objeto. Para Platão as ideias constituem a realidadedo universo, pois as impressões geradas por objetos do mundo sensível são efêmeras, apenas reflexos enganosos do mundo das ideias.
O empirismo traz a teoria de que oconhecimento é adquirido através da experiência, por meio das sensações. Os objetos exteriores excitam nossos órgãos dos sentidos e as sensações se reúnem formando uma percepção. Ossofistas foram os primeiros empiristas radicais, dando ênfase à experiência individual, faziam observações psicológicas e destacaram o sujeito cognitivo do mundo das coisas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria do conhecimento
  • Racionalismo e empirismo
  • empirismo e racionalismo
  • Racionalismo e Empirismo
  • Racionalismo e Empirismo
  • empirismo e racionalismo
  • RACIONALISMO E EMPIRISMO
  • Empirismo e Racionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!