Resumo quincas berro d'água

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2012
Joaquim Soares da Cunha, antes de ser conhecido como Quincas Berro d'Água, era um funcionário público e um cidadão correto, que tinha uma rotina calma, porém sem graça.
Mas sua vida muda quando eledecide alterar seu destino: abandona sua vida antiga (família, respeitabilidade, emprego etc.) para viver vadiando e entregando-se ao seu maior vício, a bebida. Ele troca sua vida familiar pelaconvivência com as prostitutas, os bêbados e os marinheiros.
Recebeu seu apelido por ter bebido algo que pensava ser cachaça, e quando percebeu que havia cometido um engano, deu um grande berro, dizendo:"Áááágua!". E foi assim que seus amigos começaram a chamá-lo de Quincas Berro d'Água.
Sua primeira morte foi a morte moral, decretada por sua própria família, que se sentia muito humilhada pela nova vidae pelos novos comportamentos de Quincas.
A segunda morte foi no dia em que Quincas foi encontrado realmente morto em seu quarto por uma prostituta, com a qual ele vivia um romance.
Vanda, filha deQuincas, foi chamada quando o santeiro avisou que ele havia morrido sozinho num quarto pobre e sujo.
A família fica preocupada com o preço do velório: o caixão era caro, uma fortuna. Compraram umaroupa preta, sapatos pretos, camisa branca, gravata e meias, depois fizeram um velório de qualquer jeito, muito mal elaborado devido ao descaso de seus parentes.
Quando todos chegam para o velório,Quincas, já no caixão, sorria e chamava as mulheres de Jararacas. Conforme ia anoitecendo, ele se tornava mais inquieto. Foi quando seus companheiros de bebedeira chegaram.
Eles tiveram a certeza de queQuincas ainda estava vivo ao ver o seu sorriso debochado.
Quando a família foi para casa descansar, ficaram só seus quatro amigos. Então eles saem para a rua levando o defunto, para sua última noitede farra. Quando eles decidem entrar em um barco, são atingidos por uma grande tempestade, e afirmam ter visto Quincas levantar-se e atirar-se ao mar, por sua própria vontade, para morrer como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise e Resumo Quincas Berro D'Agua
  • Resumo: a morte e a morte de quincas berro d'agua
  • Resumo do livro A morte e a morte de Quincas Berro D'agua
  • Resumo e questões: A morte e a morte de Quincas Berro D'Agua
  • resumo do livro
  • A morte e a morte de quincas berro d'agua
  • A morte e a morte de Quincas Berro D'Água
  • A morte e a morte de quincas berro d'agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!