RESUMO QUIMICA

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Ligaçao Iônica: É quando um elemento quer doar e- e o outro quer receber para ficar estável. Exemplo: Na (1A) / F (7A)

Ligaçao Covalente: É aquela onde ambos os elementos precisam receberelétrons. Exemplo: C(4A) / O(6A)

Fórmulas (De acordo com o exemplo acima):
Fórmula eletrônica:

F. estrutural:

F. iônica:

F. molecular:


Familias:
1A- Família dos Metais Alcalinos
2A-“ dos Metais Alcalinos Terrosos
3ª- “ do Boro
4A- “ do Carbono
5A- “ do Nitrogênio
6A- “ dos Calcogênios
7A- “ dos Halogênios
8A- “ dos Gases Nobres


Ligação covalente dativa,também conhecida como ligação semipolar, ligação covalente coordenada, ou simplesmente como ligação dativa ou coordenada, é descrita como uma ligação covalente entre dois átomos, na qual os doiselétrons compartilhados provêm do mesmo átomo. A distinção para uma mera ligação covalente é artificial, embora seja comumente encontrada em livros-texto. Uma vez que a ligação dativa seja formada, suaforça e demais características não têm diferença das de outras ligações covalentes polares.

Ligações dativas ocorrem quando um ácido de Lewis (um receptor de elétrons) recebe um par de elétron de umabase de Lewis (um doador de elétrons), para formar um aduto. O processo formativo da ligação dativa é chamado de coordenação. O átomo (ou molécula) doador de elétrons adquire carga formal positiva,enquanto o átomo (ou molécula) receptor adquire carga formal negativa.
É a ligação que ocorre entre átomos de diferentes eletronegatividades. O átomo mais eletronegativo tende a atrair mais o par deelétrons da ligação covalente para o seu núcleo, ficando com uma carga parcial negativa. E o menos eletronegativo, tendo o seu elétron compartilhado mais atraído pelo outro átomo, fica com seu núcleo mais"desguarnecido", e apresenta uma carga parcial positiva. As "flechinhas" citadas pelos nossos colegas, indica a direção de atração dos elétrons. Este assunto é fascinante, e esta propriedade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de Química
  • Resumo química
  • resumo de química
  • resumo quimica
  • RESUMO QUIMICA
  • Resumo Quimica
  • Resumo de química
  • Resumo quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!