Resumo - Psicologia do Ato, Fonomenológica, Naturalista e Romântica

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
É importante lembrar no nascimento da psicologia científica a presença de correntes que foram suas contemporâneas e não foram incorpodoradas por ela. Apesar de Wundt ter tido grande importância paraa psicologia científica, outros psicólogos com visão diferente a sua destacam-se. Eram contra o elementismo e associacionismo, tinham os fenômenos mentais como totalidades. As principais são:psicologia do ato, a fenomenológica e a romântica. Representadas por: Franz Brentano, Edmund Husserl e Rousseau.
Franz Brentano, fundador da Psicologia do Ato, define a psicologia como ciência da alma. Ondeo ato ou ação mental não teria um conteúdo em si mesmo, ou seja, refere-se a um objeto exterior. Processos mentais ou psicológicos são atos e não conteúdo. Assim, visão e audição são processos ou atospsicológicos, enquanto sons e objetos percebidos são o conteúdo do ato.
A psicologia do ato exclui a ideia de uma experimentação sistemática como comum na psicologia experimental wundtiana,acreditava que experimentações deveriam ser apenas em pontos cruciais, e é contra toda psicologia que tem por princípio o elementismo e o associacionismo.
Representada por Carl Stumpf e Edmund Husserl, aPsicologia Fenomenológica, eram rivais de Wundt. Assim como a psicologia do ato, esta teve grande influência sobre a gestalt pelos mesmos motivos, tratando também das funções da mente, influenciou porconsequência o funcionalismo. Da mesma forma que Brentano, identificavam funções mentais como processos psicológicos ou atos e conservavam a visão de intencionalidade dos atos em relação aos objetos.Stumpf também considera que os fatos primários ou processos são fenômenos que devem ser estudados de forma neutra, assim como aparecem na observação. A psicologia se ocuparia daquilo que aparece, quese manifesta.
Husserl define a escola fenomenológica como o estudo dos fenômenos psíquicos e apresenta a fenomenologia como um método dirigido a priori. Esta seria capaz de fazer a recisão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de atos
  • Resumo de aulas escolas positivistas e naturalistas
  • Psicologia do Trabalho
  • Resumo do romantismo à 1 geração romantica
  • RESUMO PSICOLOGIA DAS PSICOLOGIAS
  • resumo psicologia da psicologias
  • Resumo Atos Institucionais
  • A Psicologia ou as Psicologias?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!