Resumo PROVA BIOOGIA

7621 palavras 31 páginas
Biologia Celular – PROVA 1

(Junqueira & Carneiro. Biologia Celular e Molecular)
(Alberts. Fundamentos da biologia cellular)

Aula 1- Introdução ao estudo da célula

A célula é a unidade que constitui os seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos, que constituem o corpo dos seres pluricelulares. Em geral, tecidos apresentam quantidades variáveis de material extracelular, produzido por suas células.
Os virus são estruturas não celulares, mas só se multiplicam no interior das células, cuja maquinaria utilizam para a produção de novos virus. Por serem parasitas intracelulares frequentes, serão estudados. Os virus são formados de uma parte central com a informação genética codificada seja em DNA ou em RNA, mas nunca os dois ácidos nucleicos estão presentes no mesmo virus. Esse genoma é protegido por uma estrutura que o envolve, constituída por unidades protéicas denominadas capsômeros. Alguns virus apresentam um invólucro lipoproteico, contendo lipídios da célula parasitada e glicoproteínas virais.
Rickéttsias e clamídias são células incompletas e , por essa razão, só proliferam no interior de uma célula completa. Elas diferem dos virus, pois contém DNA e RNA, possuam parte da m’quina de sintese para reproduzir-se e também possuem uma membrana semipermeável para trocas com o meio. Provavelmente as células incompletas são células “degeneradas” (perderam parte do DNA, enzimas, autonomia).
Apesar da grande diversidade entre os seres vivos, todos constituídos por células, existem apenas dois tipos celulares básicos: procariontes e eucariontes.
*ribossomos de tamanhos diferentes: 70S procariontes e 80S eucariontes.
As células procariontes (Escherichia coli é a mais bem estudada) são menores e caracterizam-se pela falta de um sistema de membranas que divida a célula em compartimentos funcionais. Seu cromossomo consiste em filamentos duplos de DNA, de forma circular, localizados num espaço citoplasmatico onde

Relacionados

  • Modelo de sequência didática
    16473 palavras | 66 páginas