RESUMO PROF PAULO SHEIDA

1662 palavras 7 páginas
No livro o autor apresenta a teoria de Montes Castanho. Que divide a arte-educação em dois grupos principais sendo o primeiro deles “A arte como instituição sensível”.Que é entendida como livre expressão, ou seja, não anda em paralelo com a comunicação e a expressão artistica. Neste grupo o que importa é desenvolver dentro da criança o potencial de criação, porém não possui a intenção de forma-lo como um artista, nem de desenvolver a apreciação astística. Não há estudo em cima da arte de um adulto, apenas a criação infantil isolada. Já o segundo grupo é o da “Arte como ‘informante’ do real” que busca estimular o aprendizado e a apreciação artística e também dá valor a História da Arte. O aluno é estimulado a entender o que os artistas tentam comunicar apartir das suas obras e entende que a arte pode ser ensinada.
No primeiro capítulo do livro, o autor mostra as principais caracteristicas do desenho da criança conforme sua faixa etária. O autor afirma que a criança sofre influencia do hereditário e do biológioco desde o seu nascimento, mas também sofre influência do meio que a circunda. Herda a linguágem, os objetos e os signos da civilização que a mesma está incerida. E diandte de uma multipilicidade de fatores, a criança constroi os seus códgos comportamentais. Os códigos criados pelas crianças são um reflexo do que ocorre no seu interior, seus desejos, suas fantasias, e sensações. Somados com as suas influencias externas, que sera a herança familiar, a educação e a cultura. E então a junção disso vai formando a personalidade da criança, o que influencia também na personalidade dela é o contato com outras pessoas e suas experiencias no cotidiano. A sua vivência, suas realizações e frustrações, ajudam a fazer com que a criança entenda o mundo e comece a fazer parte dele.
A criança é um ser sociável, que quer se comunicar, quer ser livre, porém o adulto que poderia orientar e facilitar a adaptação social da criança, é um empecilho que limita e a impede de ser

Relacionados