resumo pre-socraticos

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
COSMOVISAO MITICA E O SURGIMENTO DA FILOSOFIA
Mitos:
Sempre ouvimos falar sobre mitologia, mais os mitos para gregos era uma forma de conhecimento, considerando essa afirmação posso falar em uma um pensamento mítico que seria um tipo de explicação a realidade do momento, como por exemplo, explicar a natureza, surgimento do mundo e etc.
Essa explicação pelo mito tem um discurso fantasioso, comapelo a Deuses, cultos e sacrifícios, para os gregos, os Deuses que regia o destino do homem, o universo e nada poderia ocorrer sem a permissão dos mesmos ex: Ares o Deus da guerra, Poisedon o Deus dos mares. Esse pensamento, mas posso chamar de narrativa mítica não era de um indivíduo, mais de uma coletividade onde tudo que se tinha era os mitos como explicação para o que rodeavam os gregos.Pensamento filosófico:
A semente do pensamento filosófico surge entre o século VII e VI a.c, pelo uma insatisfação com o modo de explicação ou pensamento mítico, e desse ponto de partida surgi o LOGOS (razão), ou melhor, o modo de pensar racional onde mudaria a forma de explicar as coisas, o mundo. No entanto não ouve um fim do pensamento mítico, e nem poderia pelo simples fato que não se muda acultura de um povo da noite para o dia.
Enfim começa a surgir da filosofia, como ponto de partida da desse novo modo de pensar, porem a outros fatores que tiveram importância relevante, como fatores econômicos, agrícolas e começo de uma política.
Esse começo da filosofia tem como sistema de estrutural, o seguinte um caráter critico, a procura de um arque (principio) para o mundo, razão e buscade uma explicação as coisas da physis (natureza).



Os naturalistas pré-socráticos:
Tales de Mileto
Tales viveu entre VII a VI a.c, poder ser considerado como uns dos” primeiros filósofos” teve uma vida política, e sua tese de acordo com ele próprio, seria que o principio de mundo, das coisas seria a água, mais não essa água que bebemos, por que para ele essa água seria das uma manifestação,da água que ele diz ser o principio.
Poderia dizer que Tales chegou essa conclusão pela necessidade da água que o mundo reside, como o que pode notar, que o alimento e mole, que sem água tudo morre e seca, que a semente precisa da água para vingar e etc.
Anaximandro de Mileto
A indícios que Anaximandro poderia ser discípulo de Tales, o próprio viveu entre VII e VI a.c, foi homem publico,engenheiro de navegação e geografia desse conhecimento surgiu o um mapa do mundo, lógico não como o conhecemos hoje, mas sim em visão de Anaximandro de como seria o mundo.
O pensamento do Anaximandro foi indagando e criticando a de Tales, pelo seguinte o próprio apontou seguinte se o principio e água, de onde vem o fogo? O seco? E nessa linha de raciocínio o Anaximandro formula a seguinte tese a doa-peiron de onde ele citaria o a matéria infinita e o natureza infinita, aparentemente pende para o divino, no entanto não baseando em mitos, mas um divino que nasce e morre. Disso Anaximandro formula ou nasce à tendência de opostos, como por exemplo, seco/úmido, noite/dia, quente/frio e etc.
Anaxímenes de mileto
Anaxímenes foi discípulo de Anaximandro, ele viveu entre século VI a.c, escreveuuma obra chamada “sobre a natureza” em forma de prosa, o pensamento de Anaxímenes, coloca como elemento primordial para vida e o AR, e Anaxímenes faz uma comparação do ar com a “alma humana”, como se essa ar fosse alma da criação. De onde ele deixa um pergunta o ar seu principio de tudo como ele diz, não precisaria da água para existir? Ou não?.



Heráclito e Éfeso
Heráclito viveu em entre oséculo VI e V ac, não foi nada político, não tinha o habito de se misturar com os indivíduos, e foi considerado o obscuro devido seu livro que “sobre a natureza” onde ele escreve de uma forma diferenciada, com um sentido para os leigos e outro para o que “entende”.
O pensamento de Heráclito diz o seguinte que tudo escorre tudo se move, como por exemplo, nunca tomamos banho na mesma água do rio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO FILOSOFIA- os pré-socráticos
  • Resumo pre-socráticos
  • Resumo pré-socráticos
  • Resumo do texto "os pré-socráticos"
  • Resumo Pré-socráticos
  • Resumo sobre filósofos sofistas e pré-socráticos
  • Resumo, Pré-Socráticos, Sócrates e os Sofistas, Platão
  • Os pré socraticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!