RESUMO PRA ESTSUDAR

1004 palavras 5 páginas
PREVENÇÃO – Ato ou efeito de prevenir-se; precaução, cautela; preconceito; disposição prévia.
Fisioterapeuta – Membro da saúde com sólida formação científica, que atua desenvolvendo ações de prevenção, avaliação, tratamento e reabilitação. PRESENTE EM :hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, empresas de home care, centros aquáticos, centros hípicos, indústrias, escolas, entidades filantrópicas, centros universitários, centros de pesquisa, empresas e laboratórios de equipamentos de reabilitação.
Fisioterapia preventiva: agindo em programas de promoção de saúde e proteção específica. “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência da enfermidade”
Enfermidade : Interação entre hospedeiro, agente e ambiente
Escala de saúde: SAÚDE ÓTIMA ,SAÚDE SUBÓTIMA,ENFERMIDADE REAL,ENFERMIDADE SEVERA e MORTE obs: passamos mais tempo em estado subótima do que na ótima, e por vezes em estados de enfermidade real

Características:Hospedeiro: idade, sexo, constituição corporal, genética e imunológica, nível educacional, estado ocupacional, hábitos, costumes, estado psicológico, humor...
Agente: fatores biológicos, fatores físicos, fatores químicos, fatores mecânicos, fatores genéticos e fatores nutricionais.
Ambiente: fatores físicos, fatores biológicos, fatores socioeconômicos, fatores culturais, fatores políticos...
Interação:Há uma interação constante e dinâmica entre hospedeiro, agente e ambiente.
NIVEIS DE PREVENÇÃO:Prevenção primária - período de pré-patogênese, quando o indivíduo se encontra em estado de saúde ótima ou subótima (homeostasia)
1. Promoção da saúde – educação sanitária, nutrição adequada, condições de trabalho, acesso a lazer, habitação, educação sexual, exames periódicos.
2. Proteção específica - aplicação de flúor, uso de equipamentos específicos de proteção, vacinas.
Prevenção secundária - quando o organismo já se encontra com alterações na forma e na função, está no período de

Relacionados