Resumo Pré-socráticos

Páginas: 2 (255 palavras) Publicado: 12 de junho de 2015
Traços gerais dos Pré-socráticos
Surgiu durante o primeiro período do pensamento grego. Foi também denominado período Naturalista devido o nascimento dasespeculações filosóficas voltadas para o mundo exterior. O fato de preceder Sócrates e os sofistas fez com que o período denominasse pré-socrático. A preocupação dosfilósofos da época foi quase exclusiva dos problemas cosmológicos que se relacionam basicamente com a estrutura, evolução e composição do Universo. Uma de suascaracterísticas é a racionalização da explicação da origem e transformação da natureza. Outra característica é a defesa da ideia de que a natureza cria seres mortais a partir desua imortalidade.
Os filósofos pré-socráticos são divididos em escolas de pensamento:
Escola Jônica: que tinha como principais filósofos: Tales de Mileto,Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito. Apesar de terem chegado a conclusões diferentes, ambos pensavam o mundo como algo em movimento, algo que transforma.
Pitágoras foi oprincipal filósofo da Escola Itálica, ele pensou serem os números a essência das coisas, misturava seus estudos da matemática e da física com o misticismo.
NaEscola Eleática, Xenófanes, Parmênides e Zenão foram os principais filósofos. Xenófanes ensinou a principal ideia que era voltada para a religião dizendo que Deus é Um,não foi feito, é eterno, perfeito e imutável. Que o mundo é formado por um Ser-absoluto, contra a ideia de movimento.
Na Escola Atomística, foi desenvolvida a ideiade que são vários elementos que formam as coisas. Leucipo ensinou que o mundo é formado a partir do choque aleatório e imprevisível dos infinitos átomos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO FILOSOFIA- os pré-socráticos
  • resumo pre-socraticos
  • Resumo pre-socráticos
  • Resumo pré-socráticos
  • Resumo do texto "os pré-socráticos"
  • Resumo sobre filósofos sofistas e pré-socráticos
  • Resumo, Pré-Socráticos, Sócrates e os Sofistas, Platão
  • Os pré socraticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!