Resumo pré-socráticos

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Unicap
Direito
Filosofia
Docente: André Holanda
24/03/2012
Lucilo dos Santos Varejão
Resumo sobre os Pré-Socráticos
Em toda a história da humanidade encontramos em todas as partes do mundo homens que são chamados de sábios. Os próprios gregos já tinham escritos que registraram a passagem de vários desses homens no decorrer da sua história, mas foi nas colônias gregas da Jônia que surgiramos primeiros filósofos. No princípio eles não foram diferenciados dos outros sábios. Como todos os outros eles eram dotados de grande saber teórico e prático, mas só quando começaram a questionar os mitos e crenças populares com o uso de especulações racionais, foi que o mundo se deu conta do surgimento de algo totalmente novo.
Inicialmente as especulações racionais desses sábios se focaram nomundo natural, a physis, portanto os primeiros filósofos foram chamados de físicos. O que os gregos perceberam foi a diferença entre physis e nomos, que poderia ser visto como o contraste entre a ordem natural e a ordem humana. Mas esse contraste não foi observado tão facilmente por esses homens, pois para eles as regras e costumes que eles tinham na sociedade eram tão importantes e imutáveisquanto as leis da natureza, e só por causa da dessacralização da sociedade grega que os sábios começaram a refletir sobre o nomos. Entrando em contato com outras culturas e povos, eles perceberam que suas leis eram diferentes, então chegaram à conclusão de que o nomos não é natural, ou imutável como eles pensavam, e sim produto da convenção humana.
Com o estudo do nomos, os sofistas se propuseram aeducar os cidadãos a exercer adequadamente seu papel na sociedade. A técnica dos sofistas estava toda em seu discurso, que de acordo com registros, os tornava capaz de conversar sobre qualquer assunto. Em Atenas florescia o regime democrático, e com ele a vontade das pessoas de ascender politicamente, e para isso, eles tinham que ter a habilidade de dialogar, logo todos cobiçavam as habilidades queos sofistas possuíam. Sócrates também é visto como um sofista, mas Platão o distingue dos demais homens. Como não temos registros suficientes dos Pré-socráticos nem do próprio Sócrates, nos baseamos na ideia que Platão nos deixou. Para Platão, os sofistas não passavam de meros manipuladores, que fingiam saber alguma coisa, mas apenas possuíam o dom de usar as palavras a seu favor. É por causadesse pensamento de Platão que os historiadores separam os filósofos pré-socráticos dos que aparecem depois de Sócrates.
Os pré-socráticos também estudavam coisas que não nos parece muito “filosófico”, como a meteorologia, cosmologia e cosmogonia. Esses assuntos estão alocados na física, porém, na época a origem do mundo, os estudos dos cosmos e as explicações sobre os fenômenos naturais eram puraespeculação, ou seja, levava os filósofos a refletirem sobre os resultados. Além disso, também existia a busca de “princípios”, a origem de tudo. Nesse aspecto que os filósofos são levados a busca das primeiras causas, e também é nesse aspecto que Aristóteles diferencia um filósofo de uma pessoa qualquer. A crítica de Aristóteles para os pré-socráticos é que eles apenas procuravam o sentido de quea matéria é feita, como ela surgiu, e não se esforçaram em outros aspectos, como a essência das coisas.
Dentre os Pré-socráticos que buscaram a origem das coisas, gostaria de destacar três deles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Todos os três tiveram a mesma ideia inicial de que tudo está em constante transformação umas nas outras, ou seja, todas partem de um só princípio (arché). Para Tales aarché é a água, para Anaximandro é o apeiron (infinito), e para Anaxímenes, o Ar. Além desses três filósofos existem os pitagóricos. Os pitagóricos foram os primeiros a desenvolver os conhecimentos matemáticos, e por isso acreditam que tudo começou a partir dos números, que todas as coisas poderiam se expressar através deles. Além disso, o pitagorismo tinha uma crença muito forte na imortalidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO FILOSOFIA- os pré-socráticos
  • resumo pre-socraticos
  • Resumo pre-socráticos
  • Resumo do texto "os pré-socráticos"
  • Resumo Pré-socráticos
  • Resumo sobre filósofos sofistas e pré-socráticos
  • Resumo, Pré-Socráticos, Sócrates e os Sofistas, Platão
  • Os pré socraticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!