Resumo, Pré-Socráticos, Sócrates e os Sofistas, Platão

Páginas: 16 (3754 palavras) Publicado: 23 de março de 2014





FILOSOFIA:
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
SÓCRATES E OS SOFISTAS
PLATÃO






Fabiana
Rachel
Rio de Janeiro
2013


Universidade Estácio de Sá – Unidade Norte Shopping
Faculdade de Psicologia
Curso de Filosofia
Professora: Liana Furtado Ximenes
Trabalho elaborado por: Rachel do Nascimento Barcelos; Fabiana
Matrículas:
Turma:
Turno:Introdução: Este trabalho consiste em um resumo acompanhado de uma resenha crítica sobre os filósofos pré-socráticos, Sócrates e os Sofistas e Platão.




Os Filósofos Pré-Socráticos

Os filósofos pré-socráticos são considerados os primeiros filósofos, eles viveram por volta de 470-399 a.C., antes de Sócrates.
As obras desses filósofos foram, na sua maioria, perdidas na antiguidade, talveznem tenha havido obras escritas, já que naquele tempo a cultura filosófica era essencialmente obtida através de discussões e debates e não como texto, trazendo assim, uma grande dificuldade na interpretação e discussão de suas filosofias. As duas principais fontes sobre suas filosofias são a doxografia, que consiste em sínteses de seus pensamentos e comentários a eles feitos por autores deperíodos posteriores; e os fragmentos, que são citações de passagens dos próprios filósofos, encontradas em obras posteriores. A principal fonte de conhecimento desta época encontra-se na obra “Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres”.
Os filósofos pré-socráticos estão divididos em duas fases.A primeira fase está dividida em duas correntes:

Escola Jônica:

Tales de Mileto, considerado o primeirofilósofo, pois ele inicia um estilo de pensamento (filosofia) e da visão do mundo, algo que não acontecia antes.Segundo Tales a água era um elemento primordial, que daria início a todas as coisas. Ele também defendia a importância do pensamento crítica. Tales buscava respostas a partir de uma realidade natural, sem referência mítica.

Anaximandro, foi o primeiro a utilizar o termo “arqué” - oprincípio de todas as coisas. Sua arqué era o “Apeiron” (o ilimitado, o indeterminado). Seu destaque foi pela tentativa de uma explicação mais abstrata, tendo assim uma primeira noção de matéria.

Anaxímenes, determinou o ar ou pneuma como arché, pois para ele o ar era o princípio de todas as coisas porque o ar estava em todo lugar, mais uma tentativa de encontrar um elemento incorpório, umaexplicação abstrata da realidade física.

Xenófanes, defendeu a ideia de um Deus único, indo contra a tradição religiosa grega, que era politeísta e antropomórfica. Segundo alguns esse Deus se identificava com a própria natureza. Xenófanes acreditava na terra como elemento primordial, a arqué.


Escola Italiana:

Pitágoras, apesar de ter nascido na Jônica, emigrou para a Itália e fundou suaescola de caráter semi-religioso e iniciático; sua escola durou quase dez séculos e teve muitas ramificações. Pitágoras representa não só a transição do pensamento Jônico para a escola italiana mas também a presença de elementos míticos e religiosos em pensamentos filosóficos. Ele defendia a imortalidade e a transmigração da alma, essa ideia pitagórica chegou a influenciar Platão.
Ospitagóricos tinham os números como seu elemento da arqué, podendo se constatar uma proporção em todo cosmo, o que explicaria a harmonia do real garantindo o seu equilíbrio (p.33).
Os pitagóricos contribuiram para o desenvolvimento da ciência, da filosofia, da matemática e da geometria. A música era tratada como matemática, sua harmonia refletia a teoria pitagórica de que há uma proporção ideal em todo oUniverso, assim como a geometria para a arquitetura e a arte (esculturas), e até mesmo no culto ao físico, quando buscava-se um corpo harmonioso como nas esculturas. Ou seja, para os pitagóricos tudo era redutível a números, tudo era quantificado.

A segunda fase do pensamento pré-socrático é formada por pensadores já influenciados pelos seus predecessores, suas teorias, frequentemente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida e obra de sócrates e platão e os pré- sócraticos
  • Pré socráticos, Sofistas e Socráticos
  • Resumo sobre filósofos sofistas e pré-socráticos
  • Sofistas, Sócrates e Socráticos Menores
  • Sofistas
  • Pré-Socráticos e Sofistas
  • socrates, platão e os sofistas
  • Sócrates e platão contra os sofistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!