RESUMO PORTUGUES JURIDICO

691 palavras 3 páginas
RESUMO REFERENTE AOS CAPÍTULOS 8-9 DO LIVRO PORTUGUÊS INSTRUMENTAL PARA CURSOS DE DIREITO

CAMPINA GRANDE (PB), 26/06/2014.
CAPÍTULO 8 – MODALIDADES DE TEXTO E SUA APLICAÇÃO NO PORTUGUÊS FORENSE
MODALIDADES DE TEXTO
Os textos são divididos de acordo com a forma característica como a idéia é organizada. A Narração apresenta episódios e acontecimentos costurados por uma evolução cronológica das ações. Essas ações são vistas sob determinada lógica e constroem uma história, que nos é dada por um narrador.
As características da Narração são os verbos em 3ª pessoa, uma vez que o advogado está representando o seu cliente. Os verbos estão no pretérito perfeito do modo indicativo, pois quando ocorre o relato a ação já se desencadeou. A finalidade da estrutura é situar o interlocutor nos acontecimentos que ensejaram a ação e tem que obedecer à sequência temporal para garantir que se chegue logicamente a uma conclusão.
Toda narração deve, em seu próprio texto, conter as respostas para as seguintes perguntas: O que, Quem, Quando, Onde, Como, Por que e Por isso. A Descrição é um discurso que apresenta, de um ponto de vista, objetos, paisagens, lugares, ambientes, personagens e seus estados emocionais. Os Tipos de Descrição são de: ser animado ou inanimado; paisagem e de cena.
As características da linguagem descritiva são verbos que designam estados (ser, parecer, ficar, etc.), no pretérito imperfeito do indicativo, adjetivos e locuções adjetivas. As finalidades do texto descritivo são identificar, localizar e qualificar.
A Dissertação argumentativa é um texto que apresenta ou explica idéias, esclarecendo-as, organizando-as, apresentando um ponto de vista sobre determinada questão, provando e defendendo uma visão particular sobre um assunto. Seus principais elementos são a consistência de raciocínio (firmeza) e a evidência das provas (fatos).
As etapas do plano padrão da argumentação formal são: Proposição, análise da proposição, formulação dos

Relacionados

  • Amelia
    48656 palavras | 195 páginas
  • Fichamento
    201443 palavras | 806 páginas