Resumo português

Páginas: 44 (10824 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
RESUMÃO PORTUGUÊS

TEXTO
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações.
Exemplos:
A frieza do olhar
A lua nova é o sorriso do céu.
Denotação de um termo é o objeto ao qual o mesmo se refere.
A linguagem tem no seu sentido usual ou literal, ou seja,naquele que lhe atribuem os dicionários; seu sentido é objetivo, explícito, constante. Ela designa ou denota determinado objeto, referindo-se à realidade palpável.
A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.
Porisso, a palavra literária é conotativa, é uma linguagem carregada de emoções e sons. Isto fica evidente em momentos da crônica Notícia de Jornal de Stanislaw Ponte Preta: "João José Gualberto, vulgo Sorriso, foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos. (…)".

Figuras de Linguagem
Metáfora
É a figura de palavra emque um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam
Ex.: O José é uma "raposa".
Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora.
Metonímia
É a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Definiçãobásica: Figura retórica que consiste no emprego de uma palavra por outra que a recorda.
Ex.: Lemos Machado de Assis por interesse.
(Ninguém, na verdade, lê o autor, mas as obras dele em geral.)
Hipérbole
É a figura de linguagem que consiste no exagero.
Ex.: "Rios te correrão dos olhos, se chorares!"
Eufemismo
Consiste em suavizar um contexto.
Ex.: Você faltou com a verdade. (Em lugar dementiu).
Prosopopeia
É uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.
Ex.: O Sol amanheceu triste e escondido.
Paradoxo
Paradoxo é a aproximação de ideias contrárias.
Ex.: Já estou cheio de me sentir vazio.
Antítese
Antítese consiste na exposição de palavras contrárias.
Ex.: Ele não odeia, ama.Na explicação do professor Paulo Hernandes fica evidente a diferença entre estas duas figuras de linguagem frequentemente confundidas:
"Como podemos ver, na antítese, apresentam-se ideias contrárias em oposição. No paradoxo, as ideias aparentam ser contraditórias, mas podem ter explicação que transcende os limites da expressão verbal."
Discurso Direto
O discurso direto é a reprodução demaneira direta da fala das personagens, ou seja, a reprodução integral e literal, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos. Sintaticamente, o conteúdo da fala funciona sempre como objeto direto do verbo declarativo.
Alguns autores modernos dispensam o emprego dos verbos declarativos para que a narrativa torne-se mais veloz;outros autores não utilizam os dois pontos e o travessão, tornando os parágrafos imensos, com as falas inseridas em meio à narração. José Saramago, Rubem Fonseca e Chico Buarque são exemplos de autores que se utilizam desses estilos. São também um modo de falar.

Discurso Indireto
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nessetipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência. Neste tipo de discurso narrativo o narrador interfere na fala da personagem. Este conta aos leitores o que a personagem disse, no entanto o faz na 3ª pessoa. As palavras da personagem não são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo de português
  • Resumo de Portugues
  • Resumo de portugues
  • portugues resumo
  • Resumo português
  • resumo de portugues
  • resumo portugues
  • Resumo Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!