Resumo Português

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
 DOCTUM
Educação e Tecnologia

Instituto Ensinar Brasil



ALUNO(A): Leonardo Vitor da Silva Carbutt
ANÁLISE TEXTUAL


TEXTO 1 - LÍNGUA E SOCIEDADE

O caráter social de uma língua é visivelmente inegável. Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, que seu papel seja cada vezmais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve modernos processos científicos de pesquisa, interligados às mais novas ciências e técnicas, como, por exemplo, a própria Cibernética.
Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera casualidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam atornar-se reais a partir do momento em que, pela limitação e associação, começamos a formular nossas mensagens. E toda a nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio e comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua, o meio mais comum de que dispomos para tal.
Sons, gestos, imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homem moderno, compondo mensagens de toda ordem(Henri Lefèbvre diria poeticamente que “niágaras de mensagens caem sobre pessoas mais ou menos interessadas e contagiadas”), transmitidas pelos mais diferentes canais, como a televisão, o cinema, a imprensa, o rádio, o telefone, o telégrafo, os cartazes de propaganda, os desenhos, a música e tantos outros. Em todos a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral, seja através de seucódigo substitutivo escrito. E, através dela, o contato com o mundo que nos cerca é permanentemente atualizado.
Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social, que compreende não só as relações diárias entre os membros da comunidade, como também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural, científica ouliterária.
(PRETTI, Dino. Sociolinguística: os níveis de fala. São Paulo, Editora Nacional, 1974,p.7)

1) Aponte, no primeiro parágrafo, uma definição de língua.
2) Por que a relação entre sociedade e língua não é de mera casualidade?
3) Reescreva a frase de Henri Lefèbvre, utilizando suas próprias palavras.
4) Releia atentamente o terceiro parágrafo e responda: qual a importância da línguano esquema do ato de comunicação?
5) O que abrange a dinâmica social de que a língua é suporte?
6) Releia atentamente o texto e procure identificar em cada parágrafo uma ideia principal. Monte depois um pequeno esquema em que se possa perceber a sequência seguida pelo autor para desenvolver suas colocações.
7) Segundo o texto, língua e sociedade têm vínculos profundos e indissolúveis. Reflitasobre sua experiência social e linguística e dê sua opinião sobre as ideias colocadas no texto. (Mínimo: 10 linhas)



1- Resposta: Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, que seu papel seja cada vez mais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve modernosprocessos científicos de pesquisa, interligados às mais novas ciências e técnicas, como, por exemplo, a própria Cibernética

2- Resposta No momento que começamos a viver nossa relação linguística com a sociedade começa, imitamos, associamos, e nesse processo enviamos nossas mensagens, que após analisadas pela sociedade, retorna à nos como forma de comunicação, pela forma linguística.

3- RespostaOuvidos moucos e atentos são bombardeados por mensagens, captemo-nas

4- Resposta. A comunicação é a base da inserção do individuo na sociedade, a língua representa um papel significativo na medida que permite contato estrito com o mundo que nos cerca, permite nos inserir na sociedade e continuamente nos atualiza.

5- Resposta. A língua direciona não só as relações diárias entre os membros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo português
  • resumo de português
  • Resumo de Portugues
  • Resumo de portugues
  • portugues resumo
  • Resumo português
  • resumo de portugues
  • resumo portugues

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!