Resumo por capitulos do livro O que é Educação

Páginas: 12 (2955 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2013


Educação? Educações
Aprender com o índio

Ninguém escapa da educação. Há muitos anos nos Estados Unidos, governantes da Virgínia assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações; com o tratado os governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. Explicavam que reconheciam asdiferenças entre os seus povos, e que de nada seria útil, os conhecimentos dos brancos no modo de vida que eles tinham. A importante questão escrita nesta carta é a reflexão de que a escola não é o único lugar onde se acontece a educação. Existe a educação de cada categoria de sujeitos de um povo; ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram, de forma livre, podendo ser uma das maneiras queas pessoas criam para tornar comum uma idéia, uma crença, trabalho ou como vida.Tornando a educação uma fração do modo de vida dos grupos sociais que criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade, seja na família, na comunidade, na igreja construindo um conjunto de ideais, trocas de símbolos, qualificações, esta é a sua força.
A educação pode existir livre e,entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como ideia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida. Ela pode existir imposta por um sistema centralizado de poder que usa o saber e o controle sobre o saber como armas que reforçam a desigualdade entre os direitos e dos símbolos.
A educação é, como outras, uma fração domodo de vida dos grupos sócias que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade.
A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e, ali, sempre se espera, de dentro, ou sempre se diz para fora, que a sua missão é transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem de uns e outros:”...e delesfaremos homens” .Mas, na prática, a mesma educação que ensina pode deseducar, e pode correr o risco de fazer o contrário do que pensa que faz, ou do que inventa que pode fazer:”...eles eram, portanto, totalmente inúteis”.

Quando a escola é a aldeia
A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, ondeainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. Porque a educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida.
Na espécie humana a educação não continua apenas o trabalho da vida. Ela se instala dentro de um domínio propriamente humano de trocas: de símbolos, de intenções, de padrões de cultura e de relações de poder. Mas, o seu modo, ela continua nohomem o trabalho da natureza de fazê- lo evoluir, de torna-lo mais humano.
Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas a conservação e a propaganda de seu tipo.
Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e de sua cultura; quando ele enfrente, por exemplo, a questão da divisãosocial do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber.
As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe-e-faz, para quem não-sabe-e-aprende. A criança vê, entende, imita e aprende com a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer a coisa. São também situações de aprendizagemaqueles em que as pessoas do grupo trocam bens materiais entre si ou trocam serviços e signifificados: na turma de caçada, na lavoura familiar ou comunitária de mandioca, nos grupos de brincadeiras de meninas, nas cerimônias religiosas.
O saber da comunidade, aquilo que todos conhecem de algum modo, o saber próprio dos homens a das mulheres, de crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capítulo 1 do livro educação física escolar
  • Resumo de capitulo de livro de psicologia
  • Resumo do livro capitulo 2
  • Resumo dos capitulos do livro de rute
  • resumo capitulo um livro justica
  • resumo de capítulo do livro ¨-Fora de controle
  • Resumo capitulo 1 do livro.
  • Resumo dos capitulos do livro Principe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!