Resumo por capitulo da obra vida secas

Páginas: 5 (1239 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Capítulo 1: Mudança 
O livro começa com Fabiano , Sinhá Vitória, os dois meninos, acompanhados pela cachorra Baleia e o papagaio de estimação , se arrastando pela seca caatinga.
O papagaio foi morto para ser utilizado de alimento . Andando por caminhos incertos, Fabiano e família encontram uma fazenda completamente abandonada. Surge a intenção de sefixar por ali.  Baleia aparece com umpreá entre os dentes, causando grande alegria aos seus donos. 

Capítulo 2 - Fabiano - Resumo
A chuva chegou com o Dono daquela fazenda, que queria a possa daquele local de volta . O dono deu a Fabiano o cargo de capataz . Fabiano relembra-se de seu antigo patrão, seu Tomás da bolandeira, homem culto, inteligente, era educado, não mandava, pedia, diferente dos homens normais e de seu patrãoatual, que berrava por tudo, só para mostrar autoridade. Mas seu Tomas acabou morrendo na seca !

Capítulo 3 - Cadeia - Resumo
Fabiano foi à feira da cidade comprar mantimentos. Ele era muito desconfiado de que todos lhe passavam a perna, mas não tinha vocabulário suficiente para questionar nada. Rodou a feira procurando pechinchar no preço do querosene e da chita que Sinhá Vitória lhe pediu.Parou para beber uma pinga e foi chamado por um soldado amarelo para jogar cartas, acabou perdendo todo dinheiro. Saiu do bar exaltado e o soldado continuou a provocar até que Fabiano o xingou. Dando motivo para chamar outros guardas que o prenderam.


Capítulo 4 - Sinhá Vitória - Resumo
Sinhá Vitória acendia uma fogueira para preparar comida. Vendo o fogo surgir, a cadela Baleia se exalta epula ao lado de sua dona, que dá-lhe um pontapé. Está desiludida, a situação do dia-a-dia piora cada vez mais. seu sonho de ter uma cama de couro, como a do antigo patrão, Seu Tomás, fica cada vez mais distante. Enquanto preparava a comida Sinhá Vitória pensava na seca, que poderia voltar, rezou. Ela pensava no quanto era ruim seu marido: quando se arrastavam pela caatinga, deixava ela acarregar sozinha o baú, o filho mas novo, o papagaio. Chamou seus filhos que brincavam no barro. Consertou uma cerca quebrada. Voltou a pensar na cama.

Capítulo 5 - O menino mais novo - Resumo
Vendo o pai amansando uma égua, o menino mais novo sentiu o desejo de realizar algo semelhante, que surpreendesse seu irmão e a cachorra Baleia.
Entre sonhos e pensamentos, surgiu a ideia de montar umacabra, tal qual seu pai montava na égua, guardadas as devidas proporções. Arquitetou o plano e pôs em prática. O garoto se segurou por alguns momentos, mas o agito do bicho o jogou ao chão. Seu irmão ria descontroladamente e Baleia olhava seriamente a cena, como quem reprovava aquilo.

Capítulo 6 - O menino mais velho 

A palavra inferno tinha chamado a sua atenção: Perguntou à Sinha Vitória, quedeu uma resposta vaga . Perguntou a Fabiano, que o ignorou. Na volta à Sinha Vitória, indagou se ela já tinha visto o inferno. Levou um cascudo e fugiu indignado. Baleia fez-lhe companhia tentando alegrá-lo naquela hora difícil. Preferiu parar de questionar, esquecer do cascudo que levara da mãe, e se abraçou a cadela, que na verdade desgostava daquela carícia excessiva, pensava somente num ossoque uma hora haveria de roer.

Capítulo 7 – Inverno
Com o inverno chegaram as chuvas no sertão. Sentada ao redor do fogo, a família se aquecia à noite. Conversavam continuamente sobre suas miragens: um nordeste sem seca, a caatinga verde, rapadura para comer, o gado gordo. Os meninos que estavam sem dormir, ouviam as histórias de Fabiano, se encantando com as conquistas do pai. Sinhá VitoriaPreocupava-se, pois, junto com as chuvas poderiam vir também as enchentes.

Capítulo 8: Festa 
Fabiano, Sinhá Vitória e os meninos iam à festa de natal na cidade. O aperto das roupas e o desconforto causado pelos sapatos que eram estreados, juntamente com a sensação de ridículo que sentiam por estarem dentro de roupas que não eram de uso comum para eles comprometia a felicidade daquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo por capitulo de vidas secas
  • Resumo da obra " Vidas Secas"
  • Resumo de Vidas Secas
  • Vidas Secas Capítulo 7
  • análise capítulos vidas secas
  • Vidas Secas
  • capitulo 3 vidas secas
  • vidas secas capitulo XI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!