Resumo: Política de Promoção Social e Exercício da Cidadania- uma critica às práticas de confinamento da pobreza. Autor: Angel Pino

Páginas: 3 (726 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Angel Pino vem tratando no texto sobre o Welfare state, e aponta que tal sistema tem um caráter de veicular uma assistência aos trabalhadores e suas famílias por meio da seguridade social, baseada nacidadania. Tal sistema se espalhou por outros países que também tinham em seu interior a luta por direitos sociais. Apesar de seu surgimento ter sido antes da Primeira Guerra Mundial, só depois damesma, é que a luta por direitos sociais teve maior impulso, havendo notáveis conquistas para os trabalhadores que passaram a ter direitos e estes passaram a ser obrigação do Estado, que foi inseridocomo mediador para que o cidadão tivesse condições de subsistência para si e sua família.
Com o Plano Beveridge e a Declaração de Filadélfia da OIT, as políticas que viabilizassem os direitos sociaistornaram se mais acessíveis, e em 1945 no Reino Unido houveram várias transformações sendo estas na participação trabalhista nas eleições, mudanças na educação, criação de seguro contra acidentes e aassistência médica e hospitalar integral que fizeram deste país um modelo para os demais.
Assim com a crescente industrialização e consequentemente um proletariado numeroso e um movimento operário,a bandeira dos direitos sociais foi sendo levantada em vários países, inclusive os que estavam em desenvolvimento como o Brasil, que ao fim da ditadura em sua Constituição 1988 consagrou um capituloaos direitos sociais, os quais que garantiam a educação, saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência, a proteção a maternidade e a infância e a assistência aos desamparados, além dos 34direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Tais direitos fariam do Brasil um dos mais completos estados de bem-estar do planeta porém estes direitos foram promulgados em um período que oneoliberalismo já estava penetrando no país, então tais condições de implantar o estado de bem-estar no Brasil foi eliminada.
Com relação a generalização internacional dos direitos sociais, notou-se que estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro "pobreza politica" do autor pedro demo
  • Iii seminário políticas sociais e cidadania autor do texto
  • Resumo do livro pobreza política
  • Resumo : pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania.
  • Politica social, educação e cidadania
  • Resumo Artigo Cidadania Política
  • Política social, assistência social e cidadania
  • TELEJORNAIS: UM EXERCÍCIO DE LEITURA CRÍTICA E CIDADANIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!