Resumo_Poder e Projeto_Ortner

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Poder e Projetos : Reflexão sobre Agência
Agência tem a ver com “Jogos Sérios” Serious games
Fundamentado em insights da Teoria da Prática  cultura constrói as pessoas como uma espécie de atores sociais e esses atores através de suas vidas reproduzem ou transformam a cultura que o formaram. A elaboração teórica e aplicação empírica tem provado seu poder e sua amplitude.
Na perspectiva dosjogos sérios, assim como na teoria da prática, a vida social tem aparecido como algo que é ativamente jogado, orientado através de objetivos e projetos culturalmente construídos, envolvendo tanto praticas rotineiras como ações intencionais. Mas, na perspectiva dos jogos sérios, nos leva a trazer para o foco formas mais complexas de relações sociais – especialmente de relações de poder – e dimensõesmais complexas de subjetividade dos atores sociais, especialmente para os propósitos atuais envolvendo intencionalidade e agência.
Jogos sérios não tem a ver com teoria do jogo
Teoria do Jogo  assume que um tipo de racionalidade universal prevalece virtualmente em todos os tipos de comportamento social.
Jogos Sérios enfatiza formações culturais ao invés de modelos de análise. Ao invés deconsiderar uma racionalidade predominante, considera a complexidade subjetiva e ao invés de considerar uma perspectiva universal, considera a variação cultural.
Concentração sobre a micro-política para entender a envergadura das forças, formações e transformações da vida social.
Serious Games sempre considera os papéis de atores considerados como “agentes”.
Critica “agency” que parece sempreligar-se a ideia de autônomo, individualista, ator ocidental. (o herói ocidental??)
Critica a oposição entre agente e estrutura.  o ator nunca está fora, mais enredado pelas multiplicidades de suas relações sociais.
Critica o pressuposto de que todos os atores sociais “tem” agência, sem considerar a rede em que está enredado, como se ele fosse um indivíduo livre.
Dois pontos centrais dos JogosSérios: 1) agentes estão sempre encaixados em relações de solidariedade: família, amigos, etc. (tomar cuidado para não considerar os interesses pessoais, individuais e egoístas desse jogo) 2) os agentes estão sempre enredados em relações de poder, desigualdade e competição. Aqui é central o peso das desigualdades e do poder sobre as relações de solidariedade.

O problema da Agência
Critica dosComaroffs  a obsessão pela agência é devido a lógica ocidental e etnocêntrica de jogar tudo na conta do indivíduo. E ainda, o excesso de foco sobre a agencia dos indivíduos, resulta em uma grande simplificação dos processos que involvem a história.  problemas que surgem disso: 1) ideia de que as forças sociais e culturais são mais complexas do que aquilo que pode ser apreendido pelas intenções doator. É como se houvesse duas forças, uma o desejo individual de mudança e a outra daquilo que está configurado socialmente e que quer reproduzir-se. 2) O problema de focar no indivíduo e não entender a complexidade cultural é de acabar simplificando muito a própria intencionalidade do ator e não considerar toda a trama de fluxos que existem para que tenha escolhido uma determinada coisa.
Em umadeterminada medida, o processo de transformação cultural constantemente trabalha de formas não antecipadas, o que sugere que “desejos e motivos”, são por vezes irrelevantes para os resultados, mas para, ao menos, entender as relações dos resultados.
Considerar que não devemos: 1) sobrepor individuo sobre todos os contextos; 2)entender que agencia é um conceito ocidental; 3) entender que existe apulsão das forças coletivas e 4) o presente tem sempre não intencionadas consequências.

Definindo Agência
Agencia envolve intenção? Relação entre agência e poder.
Agência nunca é uma coisa em si, mas sempre parte do processo que Giddens chama de estruturação, o fazer e refazer das formações sociais.
Falar de intencionalidade vai no ponto central da agência. Intencionalidade significa um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!