RESUMO PLT TEORIA PAULA TIMM

4068 palavras 17 páginas
Evolução das Instituições e do
Pensamento Político I.

Costuma-se dividir a História da Civilização Idade Antiga,Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.Trata-se de divisão discutível, mas que logrou a aceitação mundial e, em função disso, será adotada adiante. Além disso, na atualidade, discute-se existência da pós-modernidade, ou pós- contemporaneidade, que analisaremos no capítulo relacionado globalização.
A Antiguidade-época que se estende desde o aparecimento da escrita até o ano 476 da Era Cristã, dada do fim do Império Romano do Ocidente–mostra, do ponto de vista político, diferentes aspectos conforme se tratar do Oriente ou do Ocidente.
No Oriente, seja no Egito, na Assíria ou na Caldeia, na Pérsia, Palestina, índia, China ou mesmo no Japão, o Estado tem características duradouras, que perduram até o século XX.Enquanto isso, no Ocidente, Grécia e Roma, as características sofreram um processo de transformação lenta, decisiva, desde o aparecimento das cidades-estado gregas até os atuais Estados do mundo ocidental.
Apesar de uma e outra peculiaridade, foi o caráter sacro e religioso do poder, sendo o soberano considerado divino e filho dos deuses.Mesmo no Estado de Israel, em que hebreus só adoravam Jeovah, único Deus, o rei na era considerado divino, mas legítimo por ser escolhido por Deus.Como no caso de Davi ungido rei pelo profeta Samuel, ao invés de Jonatas, filho do rei Saul, pois este caíra no desagrado do Senhor, por suas torpezas.
No Ocidente notam-se algumas diferenças, o governo Monárquico e religioso é substituído gradativamente por governos divino nem indicado pelos deuses, é eleito pelo povo pelos cidadãos comuns. Em Esparta a sociedade era estruturada rigidamente da seguinte maneira: a)espartanos, descendentes dos conquistadores dórios e únicos a ter cidadania, posse de terras e monopólio do poder militar, religioso e político; b) de periecos, descendentes dos povos que foram submetidos ao domínio dos dórios, dedicavam-se ao

Relacionados