Resumo platelmitos

299 palavras 2 páginas
Os platelmintos, também chamados de platelmintes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes (derivado do grego platy=achatado + helmins=verme) e ao reino Animalia.
São vermes achatados dorsoventralmente, invertebrados e possuem simetria bilateral. Habitam locais úmidos, água doce e mar e, também, outros seres vivos.
Seu corpo é formado por três camadas, sendo a primeira delas a epiderme, que é uniestratificada, vindo em seguida duas camadas musculares: a primeira é constituída por músculos circulares, enquanto a segunda, por músculos longitudinais. Esse conjunto de camadas recebe o nome de tubo músculo-dermático de possui a função de locomoção, proteção e como esqueleto.
Os platelmintos que vivem livres no ambiente possuem uma epiderme ciliada, relacionada com a locomoção desses seres. Nos que parasitam outros seres vivos, há a presença de uma cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, proporcionando resistência aos sucos digestivos dos hospedeiros.
São animais triblásticos acelomados, ou seja, não formam completamente alguns sistemas, como o respiratório e o digestivo.
Dividem-se em três classes: * Turbellaria: são os mais primitivos dentre todos os animais bilaterais. Possuem tamanho diminuto, baixo nível de cefalização e não possuem ânus, indicando características primitivas. A maioria das espécies dessa classe são marinhas, no entanto, existem espécies de água doce e outras terrestres que vivem em ambientes úmidos. São animais bentônicos, vivendo sobre ou embaixo de pedras, algas e outros objetos. Ex: planária. * Trematoda: são parasitas internos ou externos de vertebrados, possuem formato de folha de árvore, com ventosas ou outro órgão de fixação. Ex: Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose. * Cestoidea: também conhecidos como tênias, são parasitas intestinas de vertebrados, com corpo alongado em formato de fita, composto de um escólex provido de órgãos de fixação, (como ventosas ou ganchos), de um colo e um estróbilo,

Relacionados

  • Biologia
    2270 palavras | 10 páginas