Resumo Platão, Sócrates e Aristóteles

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
SOCRÁTES

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 AC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano
Sócrates deu uma virada naFilosofia. Os pré-socráticos discutiam sobre os fenômenos da natureza. Mas após uns duzentos anos de discussões, não chegaram a um consenso. Uns pensavam de um jeito outros de outro jeito. Sócrates então passou a discutir "o que realmente podemos saber a respeito da realidade". Pode-se dizer que ele foi o criador da primeira Metafisica (o que são as coisas) e da Epistemologia (o que é o conhecimento) ouFilosofia do conhecimento.
Método Socrático
O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica, que faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensarpor si mesmo.
Conhecimento
Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão (daí a célebre frase "Só sei que nada sei"!). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a conhecerem seusdesconhecimentos ("Conhece-te a ti mesmo"). Através da problematização de conceitos conhecidos, daquilo que se conhece, percebe se os dogmas e preconceitos existentes.

PLATÃO
Platão defendia o Inatismo ou seja, o conhecimento vem do nascimento o qual trás consigo pensamentos racionais e ideias inatas. A origem das ideias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo quenós, antes de nascer, passamos para ter as ideias assimiladas em nossas mentes.

Quando nós nascemos no mundo conhecidos por todos, o mundo em necessário “relembrar” as idéias que vivemos, denominado por Platão como mundo sensível nós já temos as ideias formuladas em nossas mentes mas muito guardadas que para serem utilizadas é já conhecidas através do mundo inteligível.

Para Platão existemquatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade.

Para Platão o conhecimento sensível ( crença e opinião ) éapenas uma ilusão da realidade, como se fosse uma visão dos homens da caverna do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento intelectual (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as ideias.

ARISTOTÉLES

O conhecimento desenvolvido por Aristóteles no mundo da arte foi muito rico. Aristóteles desmistificou a máxima de Platão segundo a qual os artistas eram medíocres pois copiavama vida. Isto porque, segundo Platão, a nossa vida, ocorrida no mundo sensível, já é uma cópia de uma outra vida, ocorrida no mundo inteligível. Portanto, copiar a vida, nesse sentido, é uma mediocridade. No entanto, Aristóteles foi além de Platão e desenvolveu as funções estética e social da arte. Para Aristóteles, uma das qualidades da arte é a estética, o amor pelo belo, por aquilo que nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Questionário Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Socrates, aristoteles e platão
  • A vida de Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Aristoteles socrates e platão
  • Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Biografia aristóteles sócrates e platão
  • Sócrates, Platão e Aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!