Resumo PIPH

494 palavras 2 páginas
Aluno (a): Franco Ruben Suarez Robledo
RGM: 1439880

Disciplina: Proteção internacional da pessoa humana

Prof: Carlos Costa
Desde 1945, após o fim da segunda guerra mundial, o uso da violência través da guerra não é mais admitido para fins de resolução de controvérsias entre os Estados na esfera internacional.
Porem a guerra não deixou de ser recorrente e utilizada muitas vezes esmo exisistindo o banimento da mesma através de ordenamentos jurídicos. Veio assim a necessidade de normas reguladoras da condução das hostilidades impedindo o uso descontrolado da força e estabelecendo um padrão mínimo humanitário para os atores envolvidos.
A partir daí o Direito Internacional Humanitário foi criado para proteger principalmente as pessoas e os bens envolvidos pelo conflito. É um direito realista que considera as exigências de necessidades de índole humanitária e também de necessidades militares.
A maioria dos conflitos armados atualmente acontecem dentro dos territórios dos Estados e suas causas mais comuns são a intolerância e a perseguição etnica. Os objetivos desses conflitos é excluir o outro grupo, através da "limpeza ética", que consiste eme forçar o deslocamento terriotrial da popilação pertecentes a determinada etnia, ou mesmo em provocar o seu extermínio. as vítimas ideias são aquelas que deveriam ser melhor protegidas pelo direito humanitário, pois são as mais vulneráveis e incapazes de se defender. Em tais conflitos atacam-se preferencialmente as mulheres e as crianças. A matança selvagem ocorre por ódio e não por desconhecimento do direito e dos princípios essenciais da humanidade.
A fuga de grupos de pessoas vítimas dos horrores da guerra são a causa principal do aparecimento de um grande número de deslocados internos e refugiados. Esse deslocamento massivo de populações são indicios da violação dos direitos humanitários internacionais e também da vontade deliberada das autoridades de provocá-los.
O Direito Internacional Humanitário se baseia no principio de

Relacionados

  • artigo em oncologia
    6739 palavras | 27 páginas
  • Psicologia
    9864 palavras | 40 páginas