RESUMO: PERSPECTIVAS TERRITORIAIS E REGIONAIS PARA POLITICAS PUBLICAS BRASILEIRAS.

350 palavras 2 páginas
RESUMO: PERSPECTIVAS TERRITORIAIS E REGIONAIS
PARA POLITICAS PUBLICAS BRASILEIRAS.

No Brasil há o desafio da democratização do poder Público e universalização dos direitos sociais básicos, para reduzir as desigualdades socioterritoriais sem deixar de levar em conta as particularidades e diversidades locais.
As desigualdades regionais brasileiras se contratam entre a pobreza e o atraso da região norte e a riqueza e modernidade do sul e sudeste. Através de um estudo da perspectiva regional territorial é capaz de se construir uma visão e melhor entendimento das prioridades que compõe cada parte do pais, e isto contribui para melhorar e inovar na implementação de políticas Públicas.
“As heranças históricas e a velocidade das transformações socioterritoriais fazem com que os debates sobre as desigualdades regionais e inter regionais sejam temas na trajetória nacional”.(p.102.)
Em um pais com grandes desigualdades, não se deve estabelecer uma medida única das desigualdades, é necessário considerar que esses vários municípios e regiões possuem realidades diferentes.
Em casos de cidades em que toda a população ou sua grande maioria vive em área rural, merece destaque se tratando de políticas publicas, criando estratégias e diferenciais que atendam as particularidades de pessoas que moram nessa área.
Outra referencia sobre a diversidade regional é o fator étnico- cultural, como populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas, pois com o constante avanço da urbanização excludente e predatória muitas dessas comunidades enfrentam situação de vulnerabilidade.
Com essa vulnerabilidade criou – se a necessidade de se criar políticas publicas para garantir a segurança e posse de terras necessárias para a moradia e realização de atividades econômicas.
Concluo que para se ter uma melhor elaboração de políticas publicas que funcionem e sejam efetivadas, é necessário que haja um estudo das regiões e municípios.
Para que

Relacionados

  • A Natureza Do Espac O 5
    107383 palavras | 430 páginas
  • A natureza do espaço geográfico
    105863 palavras | 424 páginas
  • Anatureza do espaço
    107383 palavras | 430 páginas