RESUMO : PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2013
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO : PAULO FREIRE

O processo de liberdade deve ser vista e sentida por ambas as partes. A libertação do estado de opressão é uma ação social, nãopodendo portanto, acontecer isoladamente. O homem é um ser social e por isso, a consciência e transformação do meio deve acontecer em sociedade.
Nenhuma pedagogia realmentelibertadora pode ficar distante dos oprimidos, quer dizer, pode fazer deles seres desditados, objetos de um “tratamento” humanitarista, para tentar, através de exemplos retirados deentre os opressores, modelos para a sua “promoção”. Os oprimidos hão de ser o exemplo para si mesmos, na luta por sua redenção.
A pedagogia do oprimido, como pedagogia humanistae libertadora, terá dois momentos. Distintos. O primeiro, em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão se comprometendo, na práxis, com a sua transformação;segundo, em que, transformada a realidade opressora, esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertação.
Na medidaem que, as minorias, submetendo as a maiorias a seu domínio, as oprimem, dividi-las e mantê-las divididas são condição indispensável à continuidade de seu poder.

Não sepode dar ao luxo de consentir na unificação das massas populares, que significaria, indiscutivelmente, uma séria ameaça à sua hegemonia.

O que interessa ao poder opressor éenfraquecer os oprimidos mais do que já estão, ilhando-os, criando e aprofundando cisões entre eles, através de uma gama variada de métodos e processos.

Desde os métodosrepressivos da burocratização estatal, à sua disposição, até as formas de ação cultural por meio das quais maneja as massas populares, dando-lhes a impressão de que as ajudam.”
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
  • resumo do livro pedagogia do oprimido
  • Pedagogia do oprimido(resumo)
  • resumo: pedagogia do oprimido
  • Resumo do livro pedagogia do oprimido
  • Resumo do livro pedagogia do oprimido
  • resumo do livro pedagogia do oprimido
  • Resumo do livro Pedagogia do Oprimido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!