Resumo parasitologia - protozoários

Páginas: 36 (8905 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2012
PARASITOLOGIA – AULA 1 – DOENÇA DE CHAGAS – Trypanosoma cruzi
MORFOLOGIA: No hospedeiro vertebrado são encontradas intracelularmente as formas amastigotas, e extracelularmente as formas tripomastigotas presentes no sangue circulante. Ambas as formas são infectantes para vertebrados. Uma organela especial, o "cinetoplasto", que constitui uma mitocôndria modificada, rica em KDNA, é observada emtodas as formas evolutivas do T. cruzi através de microscopia eletrônica. Os tripomastigotas sanguíneos apresentam variações morfológicas – polimorfismo – que guardam correlações importantes com outras características fisiológicas do parasito.
Os tripomastigotas delgados são menos capazes de desenvolver no vetor que os tripomastigotas largos. Também o tropismo celular difere entre eles.Tripomastigotas delgados parasitam de preferência células do sistema mononuclear fagocitário (SMF) do baço, fígado e medula óssea, sendo chamadas as cepas que assim se comportam de "macrofagotrópicas". Já as cepas que apresentam predomínio de formas largas têm tropismo para células musculares lisa, cardíaca e esquelética, sendo denominadas "miotrópicas".
Independentemente da morfologia de tripomastigotaspredominantes, as formas delgadas do parasito seriam relativamente mais frequentes no início da infecção do hospedeiro vertebrado, quando ainda não existe uma imunidade humoral específica contra o parasito. Gradualmente estas formas seriam substituídas pelas formas largas, menos sensíveis a ação de anticorpos e que, portanto, passariam a predominar na fase mais tardia da infecção, quando a imunidadejá se estabeleceu.
No hospedeiro invertebrado, são encontradas inicialmente formas arredondadas com flagelo circundando o corpo, denominadas esferomastigotas presentes no estômago e intestino do triatomíneo; formas epimastigotas presentes em todo o intestino e tripomastigotas presentes no reto. O tripomastígota metacíclico constitui a forma mais natural de infecção para o hospedeiro vertebrado.BIOLOGIA: O ciclo biológico do T. cruzi é do tipo heteroxênico, passando o parasito por uma fase de multiplicação intracelular no hospedeiro vertebrado (homem e mamíferos pertencentes a sete ordens diferentes) e extracelular no inseto vetor (triatomíneos).
CICLO BIOLÓGICO NO HOSPEDEIRO VERTEBRADO: Amastigotas, epimastigotas e tripomastigotas interagem com células do hospedeiro vertebrado e apenas asepimastigotas não são capazes de se desenvolver nelas e multiplicar. Considerando o mecanismo natural de infecção pelo T. cruzi, os tripomastigotas metacíclicos eliminados nas fezes e urina do vetor, durante ou logo após o repasto sanguíneo, penetram pelo local da picada e interagem com células do SMF da pele ou mucosas. Neste local, ocorre a transformação dos tripomastigotas em amastigotas, que aíse multiplicam por divisão binária simples. A seguir, ocorre a diferenciação dos amastigotas em tripomastigotas, que são liberados da célula hospedeira caindo no interstício. Estes tripomastigotas caem na corrente circulatória, atingem outras células de qualquer tecido ou órgão para cumprir novo ciclo celular ou são destruídos por mecanismos imunológicos do hospedeiro. Podem ainda ser ingeridospor triatomíneos, onde cumprirão seu ciclo extracelular. No início da infecção do vertebrado (fase aguda), a parasitemia é mais elevada, podendo ocorrer morte do hospedeiro. Na espécie humana, a mortalidade nesta fase da infecção ocorre principalmente em crianças. Quando o hospedeiro desenvolve resposta imune eficaz, diminui a parasitemia e a infecção tende a se cronificar. Na fase crônica, onúmero de parasitas é pequeno na circulação, só sendo detectados por métodos especiais (xenodiagnóstico, hemocultura e inoculação em camundongos). A evolução e o desenvolvimento das diferentes formas clínicas da fase crônica da doença de Chagas ocorrem lentamente, após 10 a 15 anos de infecção ou mais.
Experiências in vitro demonstram que o mecanismo de interação entre o parasito e as células do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parasitologia humana
  • resumo parasitologia
  • Resumo de Protozoários
  • resumo de parasitologia
  • Parasitologia Resumo
  • Resumo de parasitologia
  • Resumo De Parasitologia
  • Resumo de parasitologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!