Resumo Para SBPC 2014 HERB RIO DE FOLHAS VEGETAIS

799 palavras 4 páginas
G.7.10 - Ensino de Ciências
HERBÁRIO DE FOLHAS VEGETAIS, DA TEORIA A PRATICA, DE EXPECTADOR À PROTAGONISTA.
Verônica Paula de Oliveira Corrêa 1 veronica08@gmail.com 1 Sec. de Educação, Esp. e Lazer - Escola M. Pe. Antônio Henrique, Recife, PE.
OBJETIVO: Promover a integração dos alunos após o estudo dos órgãos vegetativos de angiospermas, consolidando a importância do trabalho em equipe ao confeccionarem herbários de folhas vegetais e um painel com alguns exemplares; desenvolver a capacidade de autoria dos alunos sendo eles os protagonistas do conhecimento, deixando de ser simples observadores para construírem seu saber científico.
INTRODUÇÃO: O ensino de ciências encontra diversos obstáculos que inviabilizam sua prática efetiva. Podemos citar a carência de espaços físicos adequados, materiais de laboratório e uma política de formação continuada para os professores. Apesar disto, nos propomos a mudar o rumo do processo de aprendizagem e ensino, dinamizando as aulas e fazendo o estudante ser o autor de seu conhecimento, de forma prazerosa e instigante. A confecção do herbário levou o estudante a sair de sua zona de conforto (casa e sala de aula), levando-o a frequentar ambientes como parques, jardins e praças para a coleta dos exemplares de folhas, e posterior socialização com os demais colegas de turma sobre sua experiência nestes ambientes visitados. As práticas educativas tradicionais não promovem, em sua maioria, este tipo de atividade favorecendo a participação genuína que desenvolve capacidades essenciais para a autodeterminação de suas opções sociopolíticas e ambientais, portanto, torna-se fundamental sair da rotina e optar por algo mais significante e determinante, a prática contextualizada.
MÉTODO: A atividade foi realizada na Escola Municipal Pe. Antônio Henrique, sito à Rua Viscondessa do Livramento, nº 279, Boa Vista - Recife/PE. Participaram 35 alunos do 7º ano. A temática foi vivenciada da seguinte forma: Dialogamos sobre a nutrição da planta, a

Relacionados

  • PARÂMETROS DE COR E CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO MARACUJÁ AMARELO
    174086 palavras | 697 páginas