Resumo "Panorama da Pintura Moderna" de Mário Pedrosa

Páginas: 2 (446 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Panorama da Pintura Moderna

O artigo Panorama da Pintura Moderna foi publicado pela primeira vez em 1951. Nesse artigo, Pedrosa dá um panorama da pintura moderna no início do século XX em Paris.De uma forma didática, nos conta o que acontecia e o que era criado, citando diversos artistas da época que auxiliaram para a consagração da pintura moderna.
No início do século XX, a revolução dapintura moderna já tinha ocorrido. Artistas impressionistas, como Cézanne, já eram reconhecidos. Até mesmo os artistas que não vivem para ver esse novo momento, como Van Gogh e Gauguin, trouxeram umagrande contribuição para consagrar esse novo tipo de arte.
Henri Rousseau foi fonte de inspiração para outros artistas, seus quadros sem perspectiva e detalhistas encantavam os pintores que estavamcansados de seguir as regras tradicionais. Os quadros que ao invés de representar algum lugar real, representava algo que era construído pela imaginação do autor. A arte naturalista estava sendosubstituída por outro tipo de arte que estava mais de acordo com as necessidades do homem daquela época.
Duas vertentes se destacaram nesse início de século: a de Gauguin e Seurat. Bonnard, um dosseguidores de Gauguin, além de tornar o impressionismo bem visto, iniciou com o fauvismo, um segmento do impressionismo, mas que, no entanto utiliza cores vibrantes para passar o sentimento de alegria.Seurat foi o criador de uma técnica chamada de divisionismo dos tons que foi seguida por artistas como Signac e Cros. Seurat também influenciou artistas cubistas, não pela sua técnica de pintura, mas peloseu rigor estrutural.
Em 1900, Paris comemora a virada do século sediando a Exposição Universal. Essa exposição foi importante para mostrar a art nouveau e para consagrar os artistasimpressionistas. Como foi dito anteriormente, no início do século XX os impressionistas já eram reconhecidos e foi essa exposição que consolidou esse acontecimento.
Junto dessa grande exposição, outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pintura moderna
  • Resenha de mario pedrosa na critica brasileira
  • Semana de arte moderna: pinturas
  • resumo mario wolf
  • Resumo: Mário de Andrade
  • Qual é a Sua Obra
  • Resumo da semana da arte moderna
  • RESUMO HISTOPRIA MODERNA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!