Resumo paletra diretor marketing internacional tramontina

463 palavras 2 páginas
Estratégias de Marketing Internacional do grupo Tramontina

Palestra com o Gerente de Marketing Internacional da Tramontina, Sr. Diego Gomes, que falou sobre as estratégias de Marketing para divulgar cada vez mais a marca internacionalmente.
O gerente, que entrou nesta área da empresa no ano de 2004, comentou que no mercado de trabalho devemos ser pacientes e investir em nossa carreira, como aprender novas línguas e também ser proativo.
Entre os principais valores da Tramontina, destacam-se o de satisfazer o cliente, o espirito de liderança, a valorização das pessoas, ou seja, ter boas condições de trabalho e apoiar os colaboradores na busca do crescimento profissional. Para isso, sempre que há uma vaga aberta para um cargo superior, preferencialmente a empresa oferece a oportunidade para os seus colaboradores, para que tenham a chance de crescer.
Quanto ao perfil da empresa, o palestrante informou que existem 10 fábricas no Brasil e uma nos Estados Unidos. Atualmente com 6.500 funcionários e uma linha de 17.000 produtos. Um dado interessante apresentado foi que 94% da população brasileira conhece ou tem algum produto da Tramontina em casa.
A primeira exportação foi realizada em 1969. Para a empresa, 20% do faturamento corresponde ao mercado externo e 80% ao mercado interno. Sendo que os 5 principais mercados são: 1 - Bolívia, 2 – EUA, 3 – Paraguai, 4 – Peru e 5 – Rússia.
Quanto a logística, a empresa desenvolveu o Portal Comex, que é um canal onde o cliente tem acesso a todas as informações do seu pedido, como data de saída, etc. Este portal resultou em melhor aproveitamento do tempo e melhor execução do plano de trabalho.
Quando falou sobre o Marketing Internacional especificamente, o Gerente colocou que o objetivo é dar suporte para as estruturas comerciais da Tramontina, para que a marca seja reconhecida mundialmente. As companhas publicitárias são realizadas em 40 países e atualmente existem 9 pessoas trabalhando exclusivamente no Marketing

Relacionados