Resumo P1 ProjLogComputadores

1090 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

Resumo Proj Log Computadores
A Unidade lógica e aritmética (ULA) ou em inglês Arithmetic Logic Unit (ALU) é a unidade do processador (Central Processing Unit, ou simplesmente CPU), que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes.
É na verdade, uma "grande calculadora eletrônica" do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.
O matemático John von Neumann propôs o conceito de ULA em 1945, quando escreveu um relatório sobre os fundamentos para um novo computador chamado EDVAC.
A tecnologia utilizada foi inicialmente relés, herança da telefonia, e posteriormente válvulas, herança da radiofonia. Com o aparecimento dos transistores, e depois dos circuitos integrados, os circuitos da unidade aritmética e lógica passaram a ser implementados com a tecnologia de semi-condutores.
A ULA executa as principais operações lógicas e aritméticas do computador. Ela soma, subtrai, divide, determina se um número é positivo ou negativo ou se é zero. Além de executar funções aritméticas, uma ULA deve ser capaz de determinar se uma quantidade é menor ou maior que outra e quando quantidades são iguais. A ULA pode executar funções lógicas com letras e com números.
1. Considerando a operação de uma máquina que tenha o caminho de dados da figura abaixo e supondo que carregar os registradores de entrada da ALU leve 5 ns, executar a ALU demore 10 ns e armazenar o resultado de volta no registrador de rascunho tome 5 ns, podemos afirmar que o número máximo de MIPS que essa máquina é capaz de executar na ausência de paralelismo (pipelining) é 10 MIPS

Processamento e Memória:
2. A Sociomagnetic Computer Company decidiu construir um computador para processar os dados do levantamento. Esse computador tem uma memória ternária, isto é, cada byte (tryte?) consiste de 8 trits, sendo

Relacionados