Resumo_O Existencialismoé um Humanismo_ Sartre

981 palavras 4 páginas
O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO
Autor: Jean-Paul Sartre

Jean-Paul Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
“O existencialismo é um humanismo” é um texto escrito por Jean Paul Sartre em forma de ensaio no ano de 1946, com o intuito de apresentar o existencialismo o defendendo de algumas acusações que lhe foram dirigidas.
Nele, Sartre começa relatando as criticas dos comunistas, que acusava o existencialismo de incitar as pessoas a permanecerem no imobilismo do desespero; de ser uma filosofia contemplativa, o que necessariamente o reconduziria a uma filosofia burguesa, de enfatizar a ignomínia (vergonha) humana e de negar a solidariedade humana. Sartre ainda dá destaque para as criticas cristã, que os acusavam de negar a realidade e seriedade dos empreendimentos humanos, já que suprindo os mandamentos de Deus e os valores inscritos na eternidade, restaria apenas a pura gratuidade; cada qual poderia então fazer o que quiser, sendo impossível a partir do seu ponto vista condenar os pontos de vistas alheios tal quais os seus atos.
O existencialismo é descrito como uma doutrina que torna a vida humana possível ao passo que declara que toda verdade e toda ação implicam um meio e uma subjetividade humana.
É apontado a existência de dois existencialismos, que segundo ele é o que tornam as coisas complicadas, se referindo aos primeiros existencialistas, os cristãos, onde lista Jaspers e Gabriel Maciel de ordem católica e por outro lado os existencialistas ateus que é colocado Heidegger, os existencialistas franceses e o próprio Sartre. Mais que possuem em comum o fato de considerarem que a existência precede a essência, em outras palavras, que é preciso partir da subjetividade.
O

Relacionados