Resumo NRs 01,02,03,04,06 e 08

616 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado o resumo das NR’s 01, 02,03, 04, 06 e 08, identificando suas funções e importâncias dentro de um ambiente de trabalho.

CONHECENDO AS NR’S

 NR 01 – Disposições Gerais
As Normas Regulamentadoras (NRs) são de observância obrigatória pelas empresas privadas, públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Estabelece a importância, funções e competência da Delegacia Regional do Trabalho.

 NR 02 – Inspeção Prévia
Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão do Ministério do Trabalho.

 NR 03 – Embargo ou Interdição
A Delegacia Regional do Trabalho, à vista do laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá Interditar estabelecimentos, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou Embargar a obra.
(CLT Artigo 161 inciso 3.4/3.6/3.7/3.8/3.9/3.10)

 NR 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT
A NR 04 se diz respeito os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu llocal de trabalho. Para oferecer proteção ao trabalhador o SESMT deve ter os seguintes profissionais: Medico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro, Técnico em Segurança do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Enfermagem, tem por atividade dar segurança aos trabalhadores através do ambiente de trabalho que inclui máquinas e equipamentos , reduzindo os riscos à saúde do trabalhador, verificando o uso de EPIs, orientando para que os mesmos cumpram a NR, e fazendo assim com que diminuam os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
O SESMT tem por finalidade promover a saúde e proteger a

Relacionados