Resumo neuroci ncia cap 2 e 5 Brigida

10246 palavras 41 páginas
Resumo neurociência cap. 2
Glia vem do grego que significa cola.
As células neuronais são apenas 10% enquanto as células da glia são responsáveis por 90%
Tamanho 0,01 á 0,05 milímetros de 40 a 200 vezes menores que um grafite de lapiseira por exemplo. Para que o desenvolvimento desses estudos acontecesse os cientistas precisaram de tecnologias para seccionar e analisar os tecidos, endurecendo ou fixando os tecidos e depois cortá-los em finas laminas para analisa-los, utilizaram uma sustância chamada de tormalina, que endurece o tecido, após usam o micrótomo para corta-lo. Esta tecnologia ajudou a ampliar os estudos em histologia, que estuda as estruturas celulares, mas após esse avanço se depararam com mais um obstáculo, o tecido fresco seccionado apresentava uma coloração creme sem diferença de pigmentação, essa diferenciação de pigmentação que permito o histologista identificar células individualmente, houve então mais um avanço na neuro-histologia a introdução de tinções que poderiam corar seletivamente algumas ( não todas) as células do sistema nervoso.
O neurocientista Franz Nissil, no final do século XIX, mostrou que um tipo básico de corante poderia tingir o núcleo de todas as células, além de corar um material agrupado que rodeia o núcleo dos neurônios chamados de corpúsculos de Nissil (o que conhecemos de reticulo endoplasmático rugoso).
A técnica chamada de coloração de Nissil é importante por 2 razoes: diferenciam neurônios de células da glia, e também ajudam aos histologistas a estudar as citoarquiteturas ou arranjos dos neurônios em diferentes partes do encéfalo. O que permitiu descobrir que partes do encéfalo têm funções especializadas.
Em 1873 Camilo Golgi mergulhou uma amostra de tecido neuronal em cromato de prata (procedimento de Golgi) observou que a pequena porção (soma neuronal) que aparecia na coloração de Nissil era apenas uma pequena parte da estrutura do neurônio.
O método de Golgi mostra que o neurônio tem duas partes região central

Relacionados