resumo nbr escadas

Páginas: 19 (4641 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
Resumo escadas
3.10 Bocel ou nariz do degrau
Borda saliente do degrau sobre o espelho, arredondada inferiormente ou não.
Nota:Se o degrau não possui bocel, a linha de concorrência dos planos do degrau e do espelho, neste caso obrigatoriamente inclinada, chama-se quina do degrau; a saliência do bocel ou da quina sobre o degrau imediatamente inferior não pode ser menor que 15 m em projeçãohorizontal
3.14 Corrimão ou mainel
Barra, cano ou peça similar, com superfície lisa, arredondada e contínua, localizada junto às paredes ou guardas de escadas, rampas ou passagens para as pessoas nela se apoiarem ao subir, descer ou se deslocar
NBR 9077/19933
3.15 Degrau
Conjunto dos dois elementos, horizontal e vertical, de uma escada: o piso, isto é, o degrau propriamente dito, e o espelho.3.16 Descarga
Parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.
3.2 Escada de emergência
Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada.
3.23 Escada à prova de fumaça pressurizada (PFP)
Escada à prova de fumaça,cuja condição de estanqueidade à fumaça é obtida por método de pressurização.
3.24 Escada enclausurada à prova de fumaça (PF)
Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmara igualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.
3.25 Escada enclausurada protegida (EP)
Escada devidamenteventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.
3.26 Escada não enclausurada ou escada comum (NE)
Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, se comunica diretamente com os demais ambientes, como corredores, halls e outros, em cada pavimento, não possuindo portas corta-fogo
3.28 Guarda ou guarda-corpo
Barreira protetora vertical,maciça ou não, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraços, balcões, galerias e assemelhados, servindo como proteção contra eventuais quedas de um nível para outro.
3.30 Lanço de escada
Sucessão ininterrupta de degraus entre dois patamares sucessivos.
Nota:Um lanço de escada nunca pode ter menos de três degraus, nem subir altura superior a 3,70 m.
3.31 Largurado degrau (b)
Distância entre o bocel do degrau e a projeção do bocel do degrau imediatamente superior, medida horizontalmente sobre a linha de percurso da escada.
3.32 Linha de percurso de uma escada
Linha imaginária sobre a qual sobe ou desce uma pessoa que segura o corrimão da bomba, estando afastada 0,5 m da borda livre da escada ou da parede.
Nota:Sobre esta linha, todos os degrauspossuem piso de largura igual, inclusive os degraus ingrauxidos nos locais em que a escada faz deflexão. Nas escadas de menos de 1,10 m de largura, a linha de percurso coincide com o eixo da escada, ficando, pois, mais perto da borda.
4.2 Componentes da saída de emergência 4.2.1 A saída de emergência compreende o seguinte:
a)acessos ou rotas de saídas horizontais, isto é, acessos às escadas, quandohouver, e respectivas portas ou ao espaço livre exterior, nas edificações térreas; b)escadas ou rampas; c) descarga. 4.3 Cálculo da população
4.7 Escadas 4.7.1 Generalidades
Em qualquer edificação, os pavimentos sem saída em nível para o espaço livre exterior devem ser dotados de escadas, enclausuradas ou não, as quais devem:
a)quando enclausuradas, ser constituídas com material incombustível;b)quando não enclausuradas, além da incombustibilidade, oferecer nos elementos estruturais resistência ao fogo de, no mínimo, 2 h; c)ter os pisos dos degraus e patamares revestidos com materiais resistentes à propagação superficial de chama, isto é, com índice "A" da NBR 9442; d)ser dotados de guardas em seus lados abertos, conforme 4.8; f)atender a todos os pavimentos, acima e abaixo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo da nbr
  • Resumo da nbr
  • Resumo
  • Resumo de Chiang Chutando a Escada
  • REsumo NBR 14.280
  • RESUMO NBR 13133
  • Resumo NBR 6024
  • Resumo da nbr 06

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!