RESUMO NBR 5984

Páginas: 3 (750 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013

RESUMO NBR 5984 – NORMAS PARA DESENHO TÉCNICO

A RESPEITO DA TERMINOLOGIA, ESTUDO DE TERMOS, OU SEJA, ESPECIFICAR AS PALAVRAS SIMPLES E COMPOSTAS QUE SÃO GERALMENTE USADAS EM CONTEXTOSESPECÍFICOS TEM:
1)QUANTO AO ASPECTO GEOMÉTRICO, IDENTIFICAMOS O DESENHO PROJETIVO QUE É RESULTANTE DA PROJEÇÃO DE UM OBJETO SOBRE UM OU MAIS PLANA CUJO QUAL COMPREENDE A VISTA ORTOGRÁFICA CARACTERIZADA PORPROJEÇÕES ORTOGONAIS SOBRE UM PLANO E PERSPECTIVA UMA PROJEÇÃO SOBRE UM ÚNICO PLANO COM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO. DESENHOS NÃO PROJETIVOS SÃO DESENHOS NÃO SUBORDINADO ÀCORRESPONDÊNCIA, POR MEIO DE PROJEÇÃO, ENTRE AS FIGURAS QUE CONSTITUEM E O QUE É POR ELE REPRESENTADO. RESULTANTES NA MAIORIA DAS VEZES DE CÁLCULOS ALGÉBRICOS SENDO REPRESENTADOS POR GRÁFICOS, TAIS COMO:O DIAGRAMA UMA REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS EM UM SISTEMA DE COORDENADAS; ESQUEMA REPRESENTA AS RELAÇÕES E FUNÇÕES DE UM OBJETO; FLUXOGRAMA ONDE DEMONSTRA A SEQUÊNCIA OPERACIONAL E O ORGANOGRAMAREPRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA FORMAL DE UMA ORGANIZAÇÃO.  
2) QUANTO AO GRAU DE ELABORAÇÃO TEMOS O ESBOÇO QUE É O ESTÁGIO INICIAL DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO; DESENHO PRELIMINAR A ETAPA INTERMEDIÁRIA DOPROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO; CROQUI O DESENHO NÃO OBRIGATORIAMENTE EM ESCALA, COSTUMA SE CARACTERIZAR COMO UM ESBOÇO QUALQUER E O DESENHO DEFINITIVO É O DESENHO DA FINALIZAÇÃO DO PROJETO.
3) QUANTO AOGRAU DE PORMENORIZAÇÃO ( DETALHAMENTO): DESENHO DE COMPONENTE QUE É O DESENHO DE UM OU VÁRIOS COMPONENTES REPRESENTADOS SEPARADAMENTE. DESENHO DE CONJUNTO ONDE SÃO VÁRIOS DESENHOS REUNIDOS NO QUAL HÁUMA ASSOCIAÇÃO ENTRE ELES E O DETALHE TERMO USADO PARA A VISTA MINUCIOSA DO COMPONENTE.
(4) QUANTO AO MATERIAL UTILIZADO PARA DESENHO SÃO OS LÁPIS, GIZ, CARVÃO OU OUTRO MATERIAL ADEQUADO.
(5) AEXECUÇÃO DO PROJETO É FEITA MANUALMENTE (À MÃO LIVRE OU COM INSTRUMENTO) OU À MÁQUINA.
(6) PARA A OBTENÇÃO TEMOS O DESENHO ORIGINAL QUE É O QUE SERVE DE BASE E A REPRODUÇÃO QUE É O DESENHO OBTIDO A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo da nbr
  • Resumo da nbr
  • REsumo NBR 14.280
  • RESUMO NBR 13133
  • Resumo NBR 6024
  • Resumo da nbr 06
  • Resumo da NBR 13133
  • NBR 15320 2005 Resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!