Resumo N1 Wellingnton

4840 palavras 20 páginas
FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA-FAIFA
CURSO DE BACHARELADO EM TEOLIGIA
SÁVIO DE ALMEIDA LOURENÇO

RESUMO
“A Crise e a Renovação da Igreja no Período da Reforma”

GOIÂNIA
2115
SÁVIO DE ALMEIDA LOURENÇO

RESUMO
“A Crise e a Reovação da Igreja no Período da Reforma”

Trabalho apresentado à disciplina de Missiologia, do curso de bacharelado em Teologia, da Faculdade da Igreja Ministério Fama – FAIFA, sobre orientação da Professor Wellington .

GOIÂNIA
2015
1
Caracterização de um período

A exposição da história da crise e da renovação da igreja no período da Reforma, trará características próprias do historiador eclesiástico ou do historiador da historia profana. Antes a preocupação esta em apresentar os segmentos populares, os processos econômicos, as mudanças sociais e mentais.
A historia da Reforma também pode ser apresentado como uma narrativa de profundas mudanças culturais na humanidade, pois em boa parte ela coincide com o Renascimento e o Humanismo. O Renascimento iniciou antes da reforma e muitos dos que atuaram na reforma eram Humanistas. Além de Calvino e Lutero, o mundo da Reforma fervilha de outras forças: entusiastas, anabatistas, antitrinitários.
O autor deste texto não buscou apresentar a crise e a renovação da igreja no período da reforma, sua perspectiva foi a do evangelho de Jesus Cristo, por cuja descoberta se lutou no século XVI.
Constelação política: Ninguém duvidava da fidelidade da Espanha ou da França ao catolicismo. A Espanha provara ser uma salvadora da cristandade ao expulsar os árabes da Península Ibérica de forma definitiva em 1492. Nem a Alemanha tampouco a Itália haviam conquistado uma unidade política. Na Itália, a divisão territorial era ainda mais complicada. A parte sul do Leste europeu encontrava-se sob o domínio turco. O perigo turco era o principal problema político da Europa do século XVI.
A reforma da igreja e os acontecimentos políticos estão intimamente relacionados. A

Relacionados