Resumo Monteiro Lobato

Páginas: 3 (643 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Biografia, obras e estilo literário Monteiro LobatoMonteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo em 1882. Foi alfabetizado por sua mãe e despertou cedo o gostopela literatura. Sempre irrequieto, escandalizou a sociedade quando se recusou a fazer a primeira comunhão. Em sua formatura da faculdade de Direito, fez um discurso agressivo que fez com que vários professores,padres e bispos se retirassem da sala. Atuou como promotor público e paralelamente publicava seus primeiros contos em jornais e revistas que posteriormente reuniu em uma obra chamada Urupês. Casou-secom Maria Pureza da Natividade e teve quatro filhos, Marta, Edgar, Guilherme e Rute. Em 1911 mudou-se para a fazenda Buquira, deixada como herança por seu avô.
Houve uma época em que seus livrosbrasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, e foi quando ele se tornou editor para editar livros também no Brasil e implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Em sociedade comOctalles Marcondes Ferreira, fundou a “Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato”, que foi a falência devido ao racionamento de energia. Em seguida fundam a “Companhia Editora Nacional”. Ele é muitoconhecido até hoje entre as crianças uma vez que sua escrita é simples e realidade e fantasia andam lado a lado em suas histórias. Monteiro Lobato foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Morreuem 1948, vítima de um derrame.
Monteiro Lobato escreveu ainda muitas críticas, entre elas “Jeca Tatu” e “Negrinha”, que retratam a visão que o autor tinha do país. Os contos falam sobre o trabalhodo menor, parasitismo da burocracia, a violência contra os negros, imigrantes e mulheres, da empáfia dos que mandam do crescimento desordenado das cidades e outros assuntos da crise de 30.
Escritor,romancista e jornalista brasileiro, nasceu em Taubaté, São Paulo no dia 18 de abril de 1882, e faleceu na capital de São Paulo em 4 de julho de 1948. Seus primeiros estudos foram feitos em Taubaté,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • [Resumo] Urupês
  • Resumo Do Conto A Negrinha De Monteiro Lobato
  • Análise e Resumo do livro Urupês (Monteiro Lobato)
  • Resumo analítico do conto "a negrinha" de monteiro lobato
  • vida e obra de monteiro lobato e resumo da obra negrinha
  • Resumo analítico do conto "a negrinha" de monteiro lobato
  • Resumo da Obra Literária Cidades Mortas de Monteiro Lobato
  • Monteiro lobato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!