Resumo microfísica do poder

Páginas: 9 (2143 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL

Segundo Foucault (2008, p.79-98), a Medicina Social já existe no século XVIII. O controle da sociedade sobre os indivíduos não começa pela consciência ou pela ideologia, mas no corpo e pelo corpo. Em outras palavras, o corpo se apresenta como objeto biopolítico. E a Medicina, igualmente, torna-se uma estratégia biopolítica, institucionalizada por força daSoberania do Estado. De acordo com Michel Foucault (ibidem), no capítulo que discute o Nascimento da Medicina Social, há três etapas históricas que delimitam a relação temática Saúde-doença: 1- a fase da Medicina de Estado; 2- da Medicina urbana; 3- e da Medicina da força de trabalho.
Na Alemanha, a Medicina de Estado reflete o fortalecimento da Soberania naquele país, cuja maior preocupação eracontrolar a morbidade entre os súditos através da contabilidade realizada pelos médicos nos hospitais.
Na França, a Medicina Social foi destinada ao enfrentamento da questão urbana: havia cemitérios no meio da cidade, matadouros, amontoados de favelas e ossuários particulares que ameaçavam a estética e a qualidade de vida da Paris no século XIX. Foi essa a preocupação, aparente, da reforma empreendidapor Napoleão III que transformou o espaço da capital com largas avenidas e monumentos a fim de evitar, essencialmente, as aglomerações sociais perigosas.
No caso inglês, o pobre jamais poderia ser excluído da cidade porque ele constituía a base do cotidiano. Não havia, até então, correio público, e as correspondências eram transportadas pelos populares, os mesmos que aproveitavam o lixo e osentulhos das vias urbanas. Ainda no século XVIII, as casas não tinham numeração e eram justamente as pessoas do povo que melhor conheciam o espaço urbano porque estavam sempre vagando pela cidade. Eram úteis, escreve Foucault (ibidem).
Mas no século XIX, os pobres desempregados e miseráveis serão transformados em criaturas socialmente perigosas. O medo político e sanitário justificou, mais tarde, adivisão de bairros ingleses entre pobres e ricos. Foi decretada a Lei dos Pobres, em 1870, quando o Estado passa a oferecer serviços de assistência e de intervenção coletiva, direcionando seu olhar paternalista para os bairros subalternos. Nessa época, destaca Foucault (ibidem), houve uma série de resistências contrárias à padronização pública. Grupos de dissidência religiosa, de diferentes modos,lutaram contra a medicalização da vida social, reivindicando o direito das pessoas de não passarem, obrigatoriamente, pelo domínio da Medicina oficial. Reivindicavam o direito sobre seu próprio corpo. Lutavam pelo direito de viver, de morrer e de curar suas doenças livremente. Esse desejo de escapar da medicalização autoritária marcou o comportamento de vários grupos religiosos. Na peregrinação àgruta de Lourdes, por exemplo, essa resistência era declarada por meio de uma linguagem teológica.




O NASCIMENTO DO HOSPITAL

De acordo com Foucault (2008, p.99-111), a partir do ano de 1780 o Hospital passa por uma grande reavaliação teórica. Não se limita mais à avaliação puramente arquitetônica, mas se torna objeto de análise funcional e racional. As elites iluministas desejammelhorar a ventilação e a temperatura; separam os doentes que têm febre, das mulheres grávidas à beira do parto; estabelecem, além disso, a roupa branca como sinal de limpeza; separam panos e lençóis; enfim, buscam disciplinar a instituição médica.
O Hospital deve ser, a partir de então, uma máquina de curar. Antes do século XVIII, o Hospital é um lugar paradoxal. O pobre que estava morrendo era oprincipal objeto dessa instituição, alguém que precisava dos últimos cuidados e do sacramento. No imaginário popular, o hospital era um lugar onde se morria assistido, pelo menos, espiritualmente. O pessoal caridoso do Hospital oferecia a oportunidade da salvação espiritual e não exatamente a cura física. O Hospital também servia como depósito de loucos, devassos, prostitutas e de leprosos. Era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo Microfísica do Poder FOUCAULT
  • Resumo microfisica do poder
  • Fichamento de Resumo sobre Microfisica do Poder
  • Microfísica do poder
  • Microfísica do poder
  • microfisica e o poder
  • Microfísica do poder

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!