Resumo Memorias de um Sargento de Milicias

Páginas: 13 (3224 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014



Resumo por Capítulos:
Memórias de um Sargento de Milícias.










Capítulo I:
A história começa no século XIX, na cidade do Rio de Janeiro. Inicia com a vinda de Leonardo-Pataca para o Brasil. Dentro do navio, ele conhece a Maria Hortaliça, eles começam a namorar, e mais tarde acabam se casando. Logo após, Maria engravida e dá a luz a Leonardo, que é o principal personagemdo livro.

Capítulo II:
Leonardo-Pataca descobriu que sua esposa Maria, o traía com vários homens, ele bate nela e ela foge com um capitão de navio para Portugal. Leonardinho então, fica sem seus pais e é “adotado” por seu padrinho.

Capítulo III:
O padrinho de Leonardinho era muito velho e gostava muito dele, desculpava todas as traquinagens que o garoto fazia, e até colocou na cabeça queLeonardinho quando crescesse tinha que ser padre.

Capítulo IV:
Leonardo-Pataca se apaixona por uma cigana, e ela também o deixa. Para reconquistá-la, ele recorre a feitiçaria e vai a um cabloco-velho. Durante um ritual de feitiçaria, aparece o Major Vidigal.

Capítulo V:
O capítulo inteiro fica descrevendo quem é o Major Vidigal, naquela época, ele era tipo um policial.
Ele fez todo mundoque estava na casa do caboclo dançar até não aguentar mais, além de chicotear as pessoas. Ele leva Leonardo numa casa pra ele poder ser visto pelas pessoas, e só depois é mandado à cadeia.

Capítulo VI:
Leonardinho participa de uma via sacra e se junta com outros meninos e eles passam a noite num acampamento de ciganos. Eles fazem a maior festa e dançam fado. Ao amanhecer, Leonardinho vai pracasa.

Capítulo VII:
Esse capítulo descreve a comadre, fala que ela foi a parteira de Leonardinho e que era a madrinha dele. Também diz que ela adora missas e é uma fofoqueira de carteirinha.

Capítulo VIII:
Esse capítulo fala sobre o Pátio dos Bichos, que era o local onde ficavam os velhos oficiais a serviço do El-Rei. Lá no meio deles, ficava o coronel, que a comadre pediu ajuda para soltarLeonardo-Pataca da cadeia.




Capítulo IX:
Esse capitulo conta como o barbeiro subiu na vida, como já é de conhecimento, sua profissão na lhe rendia muito dinheiro. Ele ficou rico por causa de um capitão que o entregou todo o seu dinheiro para ser entregue a sua filha, mas a coitada nunca viu a cor do dinheiro, ou seja, o barbeiro roubou o capitão.

Capítulo X:
Como o tenente-coronelgostava de Leonardinho, por meio de um amigo ele conseguiu convencer o El-Rei a soltar o Leonardo-Pataca.

Capítulo XI:
O capítulo mostra a dificuldade do padrinho para conseguir ensinar a Leonardinho as primeiras letras e os problemas de implicância de sua vizinha. Daí começa uma discussão entre ela e o padrinho, Leonardinho se intromete e fica respondendo a senhora.

Capítulo XII:
Faz umadescrição sobre as escolas da época, e ilustra a importância da palmatória e também fala como Leonardinho se comportava na escola.

Capítulo XIII:
Esse capitulo mostra a dificuldade do padrinho em fazer Leonardinho ir pra escola, mas o menino fugia direto e fez amizade com o coroinha da Igreja. O padrinho aproveita da situação e pede para o garoto também se tornar um, o que seria meio caminhoandado para se tornar padre. Como coroinha, Leonardinho aproveitava para jogar fumaça de incenso na cara da sua vizinha chata.

Capítulo XIV:
Nesse capítulo, Leonardinho aprontra a maior peça com o padre, fala pra ele o horário errado da missa e o faz chegar atrasado. Fazendo com que ele seja despedido.

Capítulo XV:
Leonardo-Pataca que descobre que a cigano o traia com o padre... Então, vai afesta dela e arma a maior confusão, o Major vai pra lá e leva todos para a Casa da Guarda.

Capítulo XVI:
Com todo o escândalo, o padre acaba deixando a cigana, que volta para os braços de Leonardo-Pataca. Leonardo recebe a maior bronca por ter voltado com ela.

Capítulo XVI:
Num dia de procissão, o barbeiro, o afilhado, a comadre e a vizinha
estavam na casa de D. Maria, uma mulher muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo memórias de um sargento de milícias
  • Resumo memorias de um sargento de milicias
  • Resumo > Memórias de um sargento de milícias
  • Memórias de um sargento de milícias ( resumo)
  • resumo memorias de um sargento de milicias
  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo de memórias de um sargento de milícias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!