RESUMO MEDICAMENTOS2005 Ref Ok

1589 palavras 7 páginas
2005 Pranlintida: Pranlintida é um fármaco hipoglicêmico usado em pacientes com diabetes tratados com insulina. É sintético de amilina, hormônio neuroendócrino sintetizado pelas células beta do pâncreas que contribui para o controle da glicose durante o período pós-brandial. A meia-vida do fármaco é de aproximadamente 48 minutos sendo metabolizado pelos rins. Estudos realizados em pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, que fazem uso de insulina, mostram que a administração de pranlintida resulta na redução da concentração de glicose no período pós-brandial, reduzindo a glicose flutuantes e também a ingestão de alimentos (CHRISTOPHER, 2007).

Micafungina: É um antifúngico intravenoso indicado no tratamento da candidíase invasiva e prevenção de infecções em doentes submetidos a transplante de medula óssea ou neutropênicos, que possuem deficiência de glóbulos brancos. Pertence ao grupo das “equinocandinas”, classe de antifúngicos que tem como mecanismo geral de ação a inibição não competitiva da β-(1,3)-D-glucano sintase, enzima responsável pela síntese da parede celular de fungos. O fármaco apresenta rápida distribuição nos tecidos (rim, fígado e baço), eliminação de 71% via fecal e 10% renal, não possuindo estudos que comprovem interação medicamentosa, vantagem em relação aos antifúngicos azóis. O antifúngico apresenta vantagens em relação a outros da mesma classe, pois é o único antifúngico aprovado para uso em recém-nascidos e ainda por não haver necessidade de prévia preparação para ser administrado (CORTES; RUSSI, 2011).

Entecavir: Fármaco análogo seletivo do nucleosídeo guanosina de uso oral, utilizado no tratamento da hepatite B crônica. Alguns estudos atuais mostram efeitos in vivo e in vitro contra o HIV também. Inibe seletivamente o vírus da Hepatite B (VHB) bloqueando as etapas do processo de replicação do mesmo. Indicado no tratamento de adultos e crianças a partir de dois anos, é o fármaco mais potente na inibição do vírus. Ativo em pacientes

Relacionados