Resumo Marx Salário, preço e lucro

Páginas: 24 (5879 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Marx X Weston
Produção e salários
1) O volume da produção nacional é algo de fixo, uma quantidade ou grandeza constante.

Falso:
O volume da produção aumenta de tempos em tempos
Mesmo que o volume da produção nacional seja constante, seu componentes como, salário e lucro, poderiam variar.

2) O montante dos salários reais, isto é, dos salários medidos pelo volume de mercadorias quepermitem adquirir, é também uma soma fixa, uma grandeza constante.

Falso:
Se o volume dos salários representa uma quantidade constante, não poderá aumentar, nem diminuir. Seria tolice.
Ainda que os níveis de salário fossem constantes, toda reação contra uma baixa de salários é uma ação a favor do seu aumento. Ou seja, os cidadãos devem lutar pelo aumento de salários.

Sem sombra de dúvida,a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos o mais que possa. E o que temos a fazer não é pensar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites.

Produção, salários, lucros
3) Se a classe operária obriga a classe capitalista a pagar-lhe, sob a forma de salário em dinheiro, 5 moedas em vez de 4, o capitalista vai compensar essaperda aumentando o valor de seu produto de 4 moedas para 5. Então a classe operária terá que pagar 5 moedas pelo mesmíssimo produto que antes da alta de salários lhe custava apenas 4. E por que ocorre isto? Porque o montante dos salários é fixo. O limite do montante dos salários está fixado por uma lei econômica. Ou seja, não dependente da vontade do capitalista nem da do operário.

Falso:
Nãoé possível demonstrar e provar a existência dessa lei econômica.
Não é possível provar que a soma de salários efetivamente pagos em cada momento dado, corresponde sempre, exatamente, à soma necessária dos salários, e nunca se desvia dela.
Logo, se essa lei econômica não existe, o salário é definido pela vontade do capitalista, e pode ser modificado, inclusive contra a vontade do capitalista.Metáfora: Uma panela contém uma determinada quantidade de sopa, destinada a determinado número de pessoas. A quantidade de sopa não aumentará se se aumentar o tamanho das colheres. Weston, por sua vez, se esquece de que a panela da qual comem os operários, contém todo o produto do trabalho nacional, e o que os impede de tirar dela mais sopa não é nem o tamanho reduzido da panela, nem a escassezde sopa, mas unicamente a pequena dimensão de suas colheres.



Mas, a alta do preço dos produtos depende apenas da vontade do capitalista? Ou devem haver determinadas circunstâncias pra que a vontade dele prevaleça?


↑ salário dos operários = ↓ Queda da taxa de lucro do capitalista

Como funciona para o produtor de artigos de primeira necessidade:

↑ Poder de compra do operário =↑ Procura artigos primeira necessidade =
↑ preços dos artigos de primeira necessidade = taxa de lucro do capitalista volta ao equilíbrio

A classe capitalista é a classe que usualmente consome produtos de luxo...
Como funciona para o produtor de artigos de luxo:

↓ taxa de lucro do capitalista = ↓ procura por artigos de luxo = ↓ preço dos artigos deluxo =
↑ procura por produtos de luxo = taxa de lucro do capitalista volta ao equilíbrio

Logo, a redução da taxa de lucro, por causa dos aumentos de salários, seria geral. Segundo a suposição de que partimos, não ocorreria nenhuma alteração nas forças produtivas do trabalho, nem no volume global da produção, sendo que o volume dado de produção apenas teria mudado de forma. Uma maior parte dovolume de produção estaria representada por artigos de primeira necessidade, ao passo que diminuiria a parte dos artigos de luxo.
Isto quer dizer que, depois de transtornar temporariamente os preços do mercado, a alta geral da taxa de salários só conduziria a uma baixa geral da taxa de lucro, sem introduzir nenhuma alteração permanente nos preços das mercadorias.


Salários e dinheiro
4)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Salário, preço, lucro
  • Marx, salário preço e lucro
  • SALÁRIO, PREÇO E LUCRO DE KARL MARX
  • Salario Preco e Lucro Karl Marx
  • Resenha
  • Salário, Preço e Lucro
  • salario preço e lucro
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!