Resumo Marketing Kotler cap 1,3,4,5,11

3927 palavras 16 páginas
Marketing – Cap. 1, Cap.3, Cap.4 (pesquisa até página 114) Cap. 5 (pág. 138 até 142) Cap. 11 (pág. 338 até 343).

Capitulo 1
Marketing para o século XXI
O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico interessado.
Administração de MKT: Arte e a ciência da escolha de mercados alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor para o cliente.
Objetivo do MKT: é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho.

Marketing de:
1. Bens: bens tangíveis
2. Serviços: Serviços em geral.
3. Eventos: grandes eventos.
4. Experiência: conhecer e experimentar algo novo.
5. Pessoas: Celebridades e pessoas da mídia.
6. Lugares: Cidades, estados, regiões, e países inteiros.
7. Propriedade: direitos intangíveis de posse.
8. Organizações: Consolidar uma marca como uma boa corporação.
9. Informações: informações em geral, como livro, revistas médicas...
10. Ideias: Vender algo há mais que o produto por si próprio.

Estado de Demanda:
Demanda negativa: os consumidores não gostam do produto e podem até mesmo pagar para evita-lo. (preferir pagar o pedágio para não usar determinada estrada; pagar por um plano de saúde para não ter que usar o sistema de saúde publica.).
Demanda inexistente: os consumidores não conhecem o produto ou não estão interessados nele. (Caixão e lápide de diamante para pessoas jovens.).
Demanda latente: os consumidores compartilham uma forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado. (Carros que gastem menos combustível, Cigarros inofensivos.)
Demanda em declínio: os consumidores começam a comprar o produto com menos frequência ou deixam de comprá-lo. (Inevitável, já que todo negocio

Relacionados