RESUMO MACROECONOMIA

Páginas: 6 (1285 palavras) Publicado: 8 de julho de 2015


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS
DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA




ELDA CRISTINA FERREIRA DA SILVA








MACROECONOMIA











MARAGOGI
2015




ELDA CRISTINA FERREIRA DA SILVA









MACROECONOMIA















MARAGOGI
2015




ÍNDICE

1. INTRODUÇAO 03
2.DESENVOLVIMENTO 04
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS06
REFERÊNCIAS 07

























03

1. INTRODUÇÃO

Para Megginson (1998) et. al. Apud Trigueiro e. al., a administração é o trabalho através de recursos humanos, financeiros e materiais a fim de atingir objetivos organizacionais por meio do desempenho das funções de: planejar, organizar, dirigir/liderar e controlar. Dentro destes parâmetros a tomada de decisões tende a perfilar, demaneira criteriosa, esbanjando credibilidade na aplicabilidade das ações. Para tanto, as organizações priorizam sua produtividade com formação de líderes que desenvolva o processo com visão sistêmica e global do ambiente que o mesmo conduz.
A Macroeconomia preocupa-se com as ações para que sejam executadas com eficiência e eficácia objetivando um desenvolvimento com responsabilidade social,projetando um fluxo mais veloz entre as camadas que constitui a sociedade na qual o resultado é o impulsionamento dos indicadores nas organizações.
Toda linha de pensamento da ciência, possui peculiaridades que lhes são atribuídas de acordo com sua área de atuação, onde o comportamento do sistema econômico com reduzidos números de indicadores que objetiva estudar a economia em geral analisando adeterminação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. É a parte da economia especializada na análise das variáveis agregadas: produção nacional total, renda, desemprego, balança de pagamentos e afins.









04
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O Pensamento Clássico
Osestudos econômicos desenvolvidos até o ano de 1930, não indicavam preocupação por parte dos economistas ocidentais em estudar a economia como um todo, principalmente no que dizia respeito ao nível de emprego da economia, ou seja, em relação ao nível de utilização dos fatores de produção existentes. Pode-se atribuir tal comportamento à predominância do pensamento na época, entre aqueles economistasde que um desemprego significativo na economia somente ocorreria temporariamente (VICECONTI, 2002, p. 293).
Segundo os economistas clássicos, havendo uma diferença entre a oferta e a demanda em um mercado, o preço nesse mercado tende a variar até atingir o equilíbrio entre a oferta e a demanda. Como exemplo, pode-se observar o mercado de trabalho: havendo um excesso de oferta de trabalhadores emrelação à demanda por trabalhadores, o preço (salário) do trabalho cairia causando o equilíbrio entre a oferta e a demanda por trabalhadores. Assim, no caso do mercado de trabalho, haverá uma queda no valor dos salários nominais, permitindo aos empresários elevarem a demanda por trabalhadores (contratação de trabalhadores), e, resultando em maior produção.
  Para os Clássicos: asforças de mercado tendem a equilibrar a economia a pleno emprego (utilização plena dos fatores de produção existentes na economia), sendo esse equilíbrio representado pela igualdade entre oferta e demanda. Além disso, os economistas clássicos supunham completa flexibilidade de preços e salários. Como o nível de atividade e de emprego está determinado automaticamente pelas forças de mercado (é o queo economista clássico Adam Smith denominava mão invisível), então a quantidade de moeda existente na economia afeta apenas o nível geral de preços. Implica que as variáveis reais, como o produto, o nível de emprego, o salário real, os preços relativos etc, não são




05
afetadas pela política monetária – esta determina as variáveis nominais, como preços e salário nominal: é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Macroeconomia
  • Macroeconomia Resumo
  • Resumo- Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo de macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia
  • Resumo Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!